Começou, nesta quarta-feira (26), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Jaboatão dos Guararapes e, até amanhã, os participantes discutirão sobre o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, acontece no auditório da UniFG com a presença de representantes de outras secretarias municipais e do Conselho Municipal de Assistência Social.
A proposta da Conferência é analisar com detalhes as sugestões que serão apresentadas e tomar decisões baseadas em avaliações para aprimorar e implementar novas políticas sociais no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Segundo a última pesquisa do IBGE, em torno de 650 mil pessoas moram no município do Jaboatão dos Guararapes, sendo que 360 mil estão na base do CadÚnico, representando 56% da população. Desse total, 40% recebem auxílio do Bolsa Família.
“São números significativos. A complexidade do nosso município é muito grande. Quando decidimos por esse tema da Conferência, foi acreditando que vamos sair daqui com muitas propostas importantes e efetivas, porque há uma integração da sociedade civil e governo. Por isso, tenho certeza de que poderemos avançar e realizar um ótimo trabalho nos próximos anos”, comentou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Maria Gentila Guedes, durante a abertura do evento.
O prefeito Mano Medeiros esteve presente na Conferência e falou sobre a importância das ações sociais realizadas pela gestão, que envolvem Assistência Social, Saúde e Educação. “Nosso objetivo é fortalecer mais ainda os programas sociais do nosso município. Creio que daqui sairão muitas propostas e eu irei defender todas enquanto gestão. O fundamental é termos um programa de Estado, não de um governo, porque é a população do município que tem ser a principal beneficiada”, ressaltou.