Para estimular e potencializar o fazer artesanal, a 24ª Fenearte oferecerá 14 oficinas gratuitas durante os 12 dias da feira, que vai acontecer de 3 a 14 de julho. Ao todo, são mais de 1, 6 mil vagas para pessoas que desejam aprender ou aprimorar técnicas, práticas e processos criativos durante a Feira Nacional de Negócios do Artesanato, no Pernambuco Centro de Convenções.
As 14 oficinas serão oferecidas, diariamente, em duas sessões — de segunda a sexta-feira, às 14h30 e às 18h; aos sábados e domingos, às 13h e às 17h. Cada turma terá três horas e receberá até 10 participantes, totalizando 1.680 vagas durante toda a Fenearte. As inscrições acontecem no próprio local, no Mezanino da feira, por ordem de chegada, respeitando a capacidade das salas.
As oficinas propõem abordagens, técnicas e linguagens variadas, como a aplicação de pixel art em crochê, a criação de estamparia artesanal de forma sustentável e o uso da fibra da bananeira para confecção de bolsas. Os saberes de quem sabe fazer bonecas, mamulengos e as máscaras dos caretas de Triunfo também serão compartilhados. Além de experimentações como modelar o barro, conceber um caderno artesanal e fabricar instrumentos musicais.
A 24ª Fenearte oferece as seguintes oficinas: “Cabaça ancestral: Confecção do instrumento agbê”; “Bage do cavalo-marinho com cano de PVC”; “Tradição mantida — Oficina de mamulengo”; “Tenda do careta: oficina de máscara do careta de Triunfo (PE)”; “Reciclando no viés da música”; “Criando estampas em pixel art para crochê”; “Estamparia artesanal sustentável”; “Arte e fibra: Como transformar a fibra da bananeira em bolsa”; “Upcycling — A sobra que se renova”; “As mãos e o barro”; “Minha primeira escultura”; “Brincando de fazer boneca”; “Um caderno artesanal para colecionar boas histórias” e “Técnicas com linhas Pingouin”, que será a única com oferta de turmas durante toda a feira, sempre às 14h30 e às 18h.
A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec). Os ingressos já estão à venda pelo site Evenyx – 24ª Fenearte.
OFICINAS – PROGRAMAÇÃO
Horários: Segunda a sexta-feira, às 14h30 e às 18h; sábados e domingos, às 13h e às 17h
Oficinas
“Minha primeira escultura”, com Aldo Sales — 3 a 6 de julho
“Cabaça ancestral: Confecção do instrumento agbê”, com Diane Gonçalo — 3 a 8 de julho
“Tradição mantida — Oficina de mamulengo”, com Associação Cultural de Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá” — 3 a 8 de julho
“Reciclando no viés da música”, com Cleybson Bolão — Carranca Sonora — 3 a 8 de julho
“Estamparia artesanal sustentável”, com Ed Sá — 3 a 8 de julho
“Upcycling — A sobra que se renova”, com Malu Santana — 3 a 8 de julho
“Brincando de fazer boneca”, com Socorro Gondim — 7 a 10 de julho
“Bage do cavalo marinho com cano de PVC”, com Heverton Lima — 9 a 14 de julho
“Tenda do careta: Oficina de máscara do careta de Triunfo-PE”, com João Bosco Jr. — 9 a 14 de julho
“Criando estampas em pixel art para crochê”, com Renata Malta — 9 a 14 de julho
“Arte e fibra: como transformar a fibra da bananeira em bolsa”, com Oziana Oliveira — 9 a 14 de julho
“As mãos e o barro”, com Taysa Taoca — 9 a 14 de julho
“Um caderno artesanal para colecionar boas histórias”, com Andréa Tesi — 11 a 14 de julho
“Técnicas com linhas Pingouin” — 3 a 14 de julho