Com cerca de 40 atividades e mais de 20 capacitações ao público, entre palestras e oficinas. O primeiro dia da 31ª Agrinordeste, que começou nesta quinta-feira (7), reuniu diversos setores relacionados ao agronegócio no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A feira funciona até o domingo (10), entre às 10h e 21h, com inscrição gratuita realizada no site www.agrinordeste.com.br, onde também consta a programação completa dos quatro dias do evento.
No primeiro dia, os visitantes conferiram as mais de 20 palestras, que fazem parte do tradicional Seminário sobre a Modernização do Setor Primário. As apresentações tiveram início às 10h e seguiram até às 16h45, com temáticas envolvendo diversos pontos do processo de produção do agro, como por exemplo, Bovinocultura de Corte e Leite, Fruticultura, Horticultura e Turismo Rural. As palestras e oficinas continuam até o domingo, e seguem com inscrições abertas.
Durante a programação, o Senar-PE promove oficinas sobre o uso de óculos de realidade virtual. Por meio desta tecnologia, os visitantes que passarem pelo local terão a oportunidade de fazer um passeio 3D por uma queijaria artesanal e um viveiro de colmeias, além de conhecerem o processo de produção do mel, piscicultura e explorarem o turismo rural. A atividade começou às 10h e funciona até às 18h.
Quem passar pelo Espaço Sabor do Campo vai poder conferir quatro oficinas sobre técnicas e modos de preparo de algumas receitas famosas. Na atração de hoje tivemos os preparos para o: bolo barra branca, crème brûlée, pão de jerimum e bolo com cobertura de garnache de mel, cuja oficina é comandada pelos chefs de cozinha Cris Barros, Tânia Barros, Kleber Silva e Adriana Arregui.
Outro destaque é o Espaço Moda Agro, que reúne estandes e desfiles com a participação de empresas de confecções que apresenta as tendências do setor nas áreas de vestuários , calçados e acessórios. Serão 14 desfiles que ocorrerão durante toda a feira. Profissionais de moda montam um desfile que se destaca com o uso de couro de tilápia, produtos veganos para cabelos crespos e ondulados e roupas adaptadas para mulheres em condição e dificuldades que precisam de vestimentas confortáveis e adaptadas.
Já na Arena Agrinordeste, o público irá acompanhar quatro oficinas sobre o uso de drones, que demonstrarão as viabilidades do equipamento no campo, com temas: georreferenciamentos, aplicações seletivas de herbicidas, monitoramentos das lavouras, topografias, manobras, cuidados aos equipamentos e legislação para operadores.
Ainda na arena, o espaço Vila Pet oferece serviços e produtos para animais de estimação, como oficinas, competições, técnicas de cuidado e orientações para os tutores sobre o bem-estar dos pets.