Entre as ações oferecidas estava serviço odontológico e orientação jurídica. O Instituto Semear Recife realizou no último sábado (02) um grande mutirão comunitário com serviços gratuitos no bairro da Guabiraba, zona norte do Recife. O mutirão contou com serviços como aferição de pressão arterial e glicose, orientação jurídica, emissão de RG e certidão de nascimento, além do serviço odontológico, oferecido através da unidade de saúde Móvel Mário Lopes.
O Instituto contou com o apoio da SDS através do Programa Juntos Pelo Social, dos Deputados Federais Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, do Deputado Estadual Kaio Maniçoba e do Vereador Ronaldo Lopes, quem vem se destacando no bairro por meio dos projetos sociais. Conforme o Instituto, mais de 200 pessoas da Guabiraba e região foram atendidas no mutirão que ocorreu das 08:00h às 12:00h na Igreja O Brasil Para Cristo, localizada na Rua das Flores, N° 50. “O nosso trabalho tá se fortalecendo cada vez mais, estamos alcançando muitas pessoas através das nossas ações.
Muitas vezes são pessoas que não sabem como chegar até os órgãos para emitir uma segunda via de RG, por exemplo. Isso mostra o quanto é importante a gente continuar com essa proposta, chegando em quem tá na outra ponta e ajudando, essa é nossa missão.” Contou Janf Gomes, coordenador do Instituto Semear.
Janf ainda rendeu elogios ao trabalho desenvolvido pela Casa da Comunidade Mário Lopes, fundado pelo Vereador do Recife Ronaldo Lopes. “O papel que a Casa da Comunidade Mario Lopes tem é, além de importante, emocionante. Diariamente, muitas famílias são atendidas na casa e quando conseguimos ajudar de alguma forma, nós alegramos, isso nos dar forças para continuar trabalhando em prol de quem mais precisa. Eu já acompanhava o trabalho de Ronaldo Lopes antes dele ser vereador, acredito que ele também está contente em saber que continuamos todo processo com maestria.”
A casa da Comunidade Mario Lopes fica localizada na Rua Jornalista Waldete Agra, N° 122, Passarinho, Recife, e realiza serviços como Atendimento Psicólogo e Neuropsicológico, orientação jurídica e fisioterapia, tudo de forma gratuita para a comunidade. Sobre o mutirão, o Instituto pretende realiza-los em outros bairros e comunidades da cidade e em breve estão chegando no Ipsep, Macaxeira e Córrego do Jenipapo.