Em Pernambuco, o boleto do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do ano de 2024, já possível ser gerado, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a partir desta terça-feira, dia 2 de janeiro.
Para acessar o boleto do IPVA, é necessário entrar no site do Detran-PE, fornecer o número da placa do veículo e o CPF do proprietário, e escolher entre pagar a cota única ou optar pelo parcelamento para obter as guias de pagamento.
A partir de desta terça (2), os contribuintes também poderão receber os boletos da cobrança, em casa, segundo o Governo de Pernambuco.
O calendário do IPVA 2024 foi divulgado na quarta feira (27), com os pagamentos começando em fevereiro, seguindo a relação com os números finais das placas dos veículos.
O valor pode ser pago em parcela única, com desconto de 7% no valor total, ou optar pelo pagamento em prestações mês a mês. Este ano, o parcelamento poderá ser feito em 10 meses consecutivas, até novembro de 2024.
Após a redução aprovada pela Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco) em setembro de 2023, a alíquota do IPVA do estado para 2024 será de 2,4%, seguindo o pacote fiscal proposto por Raquel Lyra (PSDB).
O mesmo projeto também estabeleceu a isenção do imposto para mototaxistas e veículos destinados ao transporte escolar.
Segundo o Governo do Estado, a frota de veículos em Pernambuco totalizou 2,9 milhões em 2023.
Em 2023, a arrecadação com o IPVA atingiu cerca de R$ 2 bilhões. Contudo, com a redução da alíquota e da tabela FIPE, a estimativa para a arrecadação em 2024 aponta para uma economia superior a R$ 400 milhões para os motoristas.