A campanha do Carnaval pernambucano deste ano, promovida pelo Governo do Estado por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-PE), tem como mote: “Carnaval de Pernambuco não dá para explicar. Tem que se viver”. A campanha, veiculada nacionalmente desde dezembro do ano passado e com início de divulgação local nos próximos dias, visa atrair turistas de diversas regiões do país para vivenciarem a energia única de uma das maiores festas que impulsionam a economia e o turismo do estado.
Além de ser uma festa representativa e tradicional, o Carnaval pernambucano é parte integral da identidade cultural da região. Os visitantes que escolhem Pernambuco como destino nesse período encontram uma variedade de atrações, seja no interior, na capital Recife, nas ladeiras de Olinda ou nas praias do litoral. A diversão é garantida com inúmeros blocos, troças carnavalescas, frevo e maracatu.
Os ícones culturais dos municípios também marcam presença na festividade, como o Homem da Meia Noite de Olinda, os Papangus de Bezerros, os caretas em Triunfo, os caboclos de lança na Zona da Mata, entre outros. O Governo do Estado anunciou os homenageados deste ano: os artistas Lia de Itamaracá, Alceu Valença e Claudionor Germano, destacados ícones culturais de Pernambuco.
Eduardo Loyo, presidente da Empetur, destaca os esforços do Governo de Pernambuco em conjunto com a Empetur e a Setur para garantir uma festa incrível tanto para os foliões locais quanto para os turistas. O slogan da campanha é um convite para que pessoas de fora do estado experimentem toda a potencialidade, grandiosidade e riqueza cultural do Carnaval de Pernambuco, que é um dos maiores do Brasil.
“Temos trabalhado para divulgar o nosso Carnaval de modo nacional porque é uma festa que possui uma enorme potencialidade. Além de ser essencial para o turismo, ela movimenta a economia pernambucana pois traz mais ocupações na rede hoteleira, gera mais empregos e renda, fortalece os comércios locais e traz um sentimento de felicidade para o nosso povo, que é animado por natureza e sabe receber muito bem os que aqui chegam. O slogan desse ano mostra que por mais que a gente saiba que a festividade é incrível e marcante, não conseguimos explicar, pois as palavras não fazem jus a beleza que é o nosso Carnaval. Tem realmente que se viver para compreender. Temos a certeza que, em 2024, Pernambuco terá o maior Carnaval da sua história”, explica Eduardo Loyo.
O secretário de Turismo e Lazer do Estado, Daniel Coelho, reforça que o Carnaval pernambucano é um dos maiores do país e que carrega muita cultura, sendo único. “O Carnaval de Pernambuco não dá pra explicar tem que viver! É muita cultura, é muita tradição, ele está espalhado nos 4 cantos do nosso Estado mostrando toda a nossa história e sem dúvida ele é um carnaval de experiência, ele é um carnaval bonito de se assistir, mas mais do que isso, ele é um carnaval incrível e único de se viver, de perceber cada fantasia, cada folião, de poder cantar junto com a multidão as músicas que fazem parte da história de Pernambuco, então não tem muitas palavras não. Venham para cá e vocês vão sentir e viver o maior Carnaval do mundo”, salienta Daniel Coelho.
A festividade tem início no dia 10 e vai até o dia 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas. Dados da plataforma de viagens Decolar apontam Porto de Galinhas e Recife entre as cidades do TOP 10 nas rotas mais procuradas para aproveitar a festa.