Você guarda segredos? O ser humano, que sempre foi visto como um bicho social que adora compartilhar, surpreendeu em um estudo divulgado nesta segunda-feira, 13. A pesquisa, publicada no Journal of Personality and Social Psychology, fez umas manhas com 2500 participantes e descobriu que guardar segredos, especialmente os bons, pode ser uma jogada esperta para melhorar o bem-estar.
Conforme os resultados, quem guarda uma notícia boa só para si ou fica na expectativa de contar para alguém se sente mais ligado na tomada. Aquela sensação boa de energia. E não é que a galera costuma guardar as boas notícias por puro capricho pessoal ou porque quer soltar a bomba na hora certa? O bem-estar, no entanto, só acontece quando é intencional. Já quem se vê na impossibilidade de soltar a novidade, por algum motivo externo, não sente o mesmo pique positivo.
O professor Michael Slepian, da Universidade de Columbia, responsável pelo estudo, explicou que as pessoas adoram fazer um drama na hora de revelar um segredo positivo para tornar tudo mais emocionante. E a sacada é que o momento da surpresa passa rapidinho, mas ter uns dias, semanas, ou até mais, para ficar imaginando a reação da outra pessoa prolonga a emoção, mesmo que seja só na sua cabeça.
Mas tem um porém. Com as notícias ruins a sensação não é a mesma. Enquanto guardar uma coisa boa em segredo ou a expectativa de contar para alguém querido traz alegria, guardar notícias ruins pode pesar, cansar e até dar uma beliscada na saúde mental, segundo outras pesquisas.
Aproveitar ao máximo as boas novas, pode ser a chave para uma vida mais animada. O professor Slepian concluiu que, mesmo com os segredos negativos sendo mais comuns, algumas das melhores coisas da vida começam como segredos, tipo pedido de casamento, surpresas, gravidez, presentes que ninguém esperava e notícias que fazem o coração bater mais forte.