A Prefeitura de Paudalho assina no próximo domingo(28), após a missa das 10h da Igreja de Nossa Senhora da Luz, a ordem de serviço da obra de restauração do Santuário de São Severino do Ramos, com a presença confirmada de diversas autoridades como a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Serão 15 milhões investidos neste que é uma das maiores romarias do Nordeste, e já foi a terceira maior do Brasil. A ordem é um marco importante no município, considerando que o Santuário, além de ser patrimônio cultural religioso imaterial em Paudalho desde 2018, é um local de expressão de fé, tradição e cultura, que marca a identidade do município e de todo estado de Pernambuco.
Desapropriado no ano de 2022, o projeto de requalificação do santuário conta com um novo centro comercial e gastronômico, velário, estacionamentos, missa campal e anel viário para permitir melhor locomoção no complexo turístico, ofertando mais comodidade e conforto para dezenas de turistas e fiéis que visitam diariamente o santuário.
Marcelo Gouveia, prefeito do município, destacou os benefícios da requalificação. “Serão investidos cerca de 15 milhões de reais para poder dar condições ao nosso município de Paudalho de receber bem o romeiro, para que a gente possa gerar emprego, gerar renda, e fortalecer a fé da nossa cidade. Ter o Santuário é motivo de orgulho para o povo paudalhense e não poderíamos deixar de investir nesta riqueza cultural, histórica, turística e econômica do nosso município”, pontuou.
Segundo a Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Paudalho, semanalmente, o complexo turístico de São Severino recebe de 50 a 1000 turistas. Aos domingos, entre o mês de setembro e abril, temporada de romaria, o movimento no Santuário aumenta para 10 a 15 mil pessoas. Já nas romarias específicas, como as romarias dos cavaleiros e dos motociclistas, o local chega a receber entre 20 e 30 mil romeiros, que buscam fazer e/ou agradecer promessas realizadas à São Severino do Ramos, além de aproveitar o comércio e a gastronomia do local.
Fé e devoção
De origem católica, a fé e os prodígios do santo São Severino do Ramos têm seus primeiros relatos no século XIX, quando se iniciou a história de que a estátua (de tamanho natural, com origem incerta, que representa São Severino de Nórica, deitado e vestido em trajes de soldado romano) seria o próprio cadáver incorrupto de São Severino. Na época, a notícia se espalhou entre os moradores da região, atraindo diversos fiéis de vários lugares do Nordeste para frequentar a Igreja de Nossa Senhora da Luz, no Engenho Ramos (desativado na década de 20), Paudalho – PE, onde a estátua se encontrava.
A fé tem sua base na história de São Severino Mártir, um soldado romano dos primeiros séculos do cristianismo. Segundo a tradição, ele foi um soldado romano martirizado no século II ou III. São Severino foi um cidadão romano rico que, em um ato de caridade, doou seus bens para os pobres e iniciou uma vida de renúncias no Egito e na Síria. Ele realizou importantes trabalhos missionários em regiões da Áustria e Iugoslávia, pregando em penitenciárias. Além disso, um de seus grandes feitos foi libertar os escravos do domínio dos bárbaros e, segundo relatos, milagres ocorreram através de suas orações.