A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, participou, nesta segunda-feira (5), de uma audiência no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em Brasília. O principal objetivo do encontro foi analisar projetos piloto do ministério a serem aplicados na capital pernambucana. A vice-prefeita e os representantes do MDS também analisaram a Política Nacional do Cuidado e as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura do Recife relacionadas ao tema.
A meta principal da Política Nacional do Cuidado é a garantia ao direito ao cuidado e a corresponsabilização social pelos cuidados. No Recife, existem equipamentos que garantem a universalidade, integralidade, transversalidade e responsabilização social, princípios que estabelecem o Marco Conceitual da Política Nacional de Cuidados.
“Existem algumas ações da Prefeitura do Recife que se encaixam nessas políticas, como as Salas da Mulher, o Centro de Referência Clarice Lispector, o Hospital da Mulher do Recife e os Centros de Parto Normal. Essa reunião de hoje é muito importante para tentar aplicar alguns projetos piloto do Ministério na nossa cidade”, afirma Isabella.
Além da vice-prefeita do Recife, participaram do encontro Luana Simões Pinheiro, secretária substituta da Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família e diretora do Departamento de Economia do Cuidado; Tatiane Roda, coordenadora geral do Departamento de Cuidados da Primeira Infância e da Pessoa Idosa; Carolina Pereira Tokarski, coordenadora-geral de Articulação Intersetorial; e Masra de Abreu, consultora parlamentar da SNCF.