Com o objetivo de fortalecer laços estratégicos com o governo da Dinamarca nas áreas da saúde e tecnologia, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, foi convidada pelo governo dinamarquês e pela Embaixada da Dinamarca no Brasil para integrar a delegação oficial do Brasil que passará essa semana trocando experiências sobre esses e outros temas.
O Recife e Campinas são as duas únicas cidades do Brasil convidadas para a missão. A capital pernambucana, por exemplo, se destaca no processo de digitalização da saúde, principalmente no pós-pandemia. Conhecer o sistema de saúde da Dinamarca, entender a necessidade de garantir a qualidade dos serviços e promover a equidade em seu acesso também são alguns dos objetivos da missão. O gerente geral de Saúde Digital da Prefeitura do Recife, Gustavo Godoy, também integra a comitiva.
Durante a estadia brasileira na Dinamarca, haverá visitas ao Ministério do Interior e da Saúde, à Prefeitura de Copenhague, à Autoridade Dinamarquesa de Dados de Saúde, ao Ministério da Indústria, Negócios e Finanças e também à Embaixada do Brasil na Dinamarca. A comitiva também visitará o Rigshospitalet, maior hospital da Dinamarca e o mais importante do país. Haverá debates super necessários, por exemplo, sobre a saúde mental e sua importância.
“Essa é uma missão muito importante para a nossa cidade, afinal, vamos apresentar nossos avanços na Saúde Digital e conhecer os processos de digitalização da saúde na Dinamarca. Será uma oportunidade de apresentar projetos que a nossa cidade tem e fortalecer laços estratégicos com os dinamarqueses”, afirma a vice-prefeita do Recife.