Os sócios da rede nordestina Novo Atacarejo, Daniel Costa e Victor Bretas, recebem nesta quinta, dia 02 de maio, o Título de Cidadão do Recife. O reconhecimento aos empresários mineiros será entregue em reunião solene, às 10h, no Plenário da Câmara Municipal da capital pernambucana. A iniciativa é do vereador Osmar Ricardo (PT).
Por trás da trajetória dos executivos, que já receberam o título de cidadão pernambucano, existe uma história de quatro anos para contar. Nesse período, a rede nordestina – com 29 lojas entre Pernambuco e Paraíba – conseguiu performance que se destaca no segmento atacadista nacional. Ano passado, foi a empresa que mais faturou, segundo o ranking anual da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O crescimento foi de 49%, subindo de R$3,1 bilhões, em 2022, para R$4,6 bilhões, em 2023.
Entre os maiores
Pelo desempenho, a rede conquistou mercado, pulverizou negócios, chegou à Paraíba e subiu na lista dos principais grupos do segmento atacadista, no país. Conforme o Ranking Abras 2024, a rede nordestina se posiciona entre os 30 maiores supermercados e atacarejos brasileiros do país, ocupando a 21ª posição. Também está entre os 20 maiores grupos do país, segundo a Associação Brasileira de Atacarejos (Abaas). “Com a receptividade e resultado das vendas, o Novo Atacarejo está seguro em seguir com a expansão de novas lojas e levar desenvolvimento às cidades onde atuamos”, adiantou o CEO da rede, Daniel Costa.
O começo
A história do Novo Atacarejo começou no interior de Pernambuco. Os sócios Daniel Costa e Victor Bretas se uniram e trouxeram toda a expertise de negócios anteriores do segmento varejista, em Minas Gerais, para investir em Pernambuco. Em 2019, abriram a primeira loja em Carpina. No ano seguinte, levaram a marca ao Recife. A partir daí, começou o plano de expansão da rede, que tem como proposta fornecer produtos de qualidade e a preço baixo para abastecer pequenos estabelecimentos e atender famílias e empreendedores que produzem alimentos para gerar renda. Hoje, já são 29 lojas, distribuídas em 22 cidades de dois Estados, sendo 27 (PE) e duas (PB), e gerando uma média de oito mil empregos diretos.
Doação de alimentos
Na política de responsabilidade socioambiental, o Novo Atacarejo mantém uma estreita e permanente relação com a Comunidade Obra de Maria. A doação de alimentos pela rede atacadista é revertida a 35 instituições sociais, beneficiando mais de seis mil famílias. A rede também já apoiou diversas iniciativas culturais no Estado.
Troco solidário
Desde novembro de 2021, o Novo Atacarejo mantém parceria com o Hospital de Câncer de Pernambuco, por meio do projeto Troco Solidário. A iniciativa incentiva colaboradores e clientes a destinarem o troco dos clientes em prol do tratamento de pacientes oncológicos. É uma instituição privada e filantrópica que se dedica, há mais de 70 anos, ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos no Estado.