Na tarde desta quinta-feira (13), a Praça da Bandeira, em frente à prefeitura, recebeu um grupo de pessoas vestidas de preto, em solidariedade às mulheres vítimas de violência de gênero, especialmente na política.
O ato, que foi uma caminhada até a Câmara Municipal de Igarassu, é uma resposta aos recentes episódios que evidenciam o machismo no meio político, especialmente o ocorrido em 06 de junho, quando o vereador Roosivel Oscar (PTB) chamou Elcione Ramos (PSDB) — primeira mulher eleita prefeita da cidade — de “lata de lixo”. Em seu pronunciamento, disse: “Mário Ricardo pediu para que nosso voto fosse para uma lata de lixo, e elegemos”.
O vereador mencionou o ex-prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (Republicanos), antigo aliado da atual prefeita, que também já cometeu machismo ao chamar Elcione de “biruta” em ato público.
Dos quinze vereadores da Câmara, a “Casa de Duarte Coelho”, apenas três são mulheres. A vereadora Érica Uchôa (PTB) é uma parlamentar atuante com as ações da prefeitura e em defesa da Mulher e questões de gênero. “Repudio qualquer tipo de discriminação contra a mulher e principalmente contra a nossa gestora”, reforçou Uchôa.
A vereadora Prazeres Barbosa (PSDB) discursou em defesa da prefeita professora Elcione. “Nunca desrespeitei nenhum vereador desta Câmara Municipal, mas quando se trata de desrespeitar uma mulher, se trata de me desrespeitar também. Fiquei muito triste com essa situação, porque nesta Casa a maioria é de homens. Todas as mulheres precisam de respeito, não só as que estão dentro da Câmara, mas lá fora também. Tudo o que pedimos é respeito”, reforçou Prazeres.
A Câmara dos Vereadores não se pronunciou sobre o caso, deixando a população, especialmente as mulheres, revoltada.