Uma atuação independente e colaborativa, com foco nas políticas públicas de saúde, segurança e assistência à população mais pobre, foi o principal destaque da Alepe no primeiro semestre de 2024.
A pluralidade de visões do Poder Legislativo permitiu, por exemplo, um debate amplo dos principais projetos do Governo do Estado, como o fim gradual das faixas salariais de policiais e bombeiros militares. Os parlamentares também utilizaram seus espaços no Plenário, nas reuniões de comissões e nas audiências públicas para fiscalizar a execução dos programas aprovados pela Alepe em 2023.
Foram mostrados os avanços, como a implantação de programas como o Mães de Pernambuco, Bilhete Único e Morar Bem Pernambuco, e reajustes para profissionais da educação e da saúde. Mas também houve espaço para a crítica, com a cobrança por melhorias prometidas pela gestão estadual na saúde pública.
Foram, no total, 70 reuniões plenárias realizadas no semestre. Essas reuniões resultaram na aprovação de 115 leis ordinárias, seis leis complementares e 44 resoluções.
Além do trabalho das comissões permanentes, foi aprovada a criação de uma comissão especial para o combate à desertificação do Semiárido. Também foram criadas mais quatro frentes parlamentares, dedicadas à defesa da economia solidária, dos profissionais da enfermagem e da indústria naval em Pernambuco.
A Alepe também participou da celebração dos 200 anos da Confederação do Equador, com uma série de homenagens e a criação de um podcast e um cordel, dedicados ao evento histórico.
Balanço
Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), a Alepe teve um semestre “mobilizado em busca de mais diálogo, em favor da eficiência, de melhores resultados e do engrandecimento do Legislativo”.
“E assim vamos seguir. Trabalhando em favor dos pernambucanos e sempre comprometidos com o fortalecimento cotidiano da democracia, valorizando igualmente o papel das bancadas de oposição e de governo e as demandas da sociedade”, complementou.
Porto também destaca o trabalho da Mesa Diretora no fortalecimento do Legislativo. “Ao lado do primeiro secretário, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade) e demais componentes da Mesa, investimos na manutenção da harmonia entre as bancadas partidárias e o fortalecimento da autonomia da Casa, valorizando também a permanente sintonia com a sociedade e os demais poderes instituídos”.