A governadora Raquel Lyra vai convocar a Assembleia Legislativa ainda esta semana para analisar e votar os projetos enviados pelo Executivo com pedido de urgência no final do período legislativo e não foram votados porque a Oposição não concordou em dispensar os prazos regimentais, como aconteceu em outros governos.
Este blog apurou que, após a convocação, o presidente Álvaro Porto deve marcar a reinstalação dos trabalhos e as principais comissões vão se reunir e convidar os secretários da fazenda, planejamento e administração para dar informações aos deputados sobre cada um dos projetos e responder aos questionamentos feitos.
A votação vai depender de entendimento entre as bancadas do Governo e da Oposição. Os projetos citados têm relevância econômica e social para o estado. Um deles vai levar Pernambuco a se adequar ao Programa de Equilíbrio Fiscal negociado com o Banco Mundial que tem prazo para adesão. Se não se adequar a tempo, o estado pode ficar de fora e ter prejuízo fiscal e econômico.
Os outros projetos se referem a empréstimos para permitir que o estado dê a contrapartida a importantes projetos na área social como o Sertão Vivo, voltado para a população sertaneja e outro projeto da área social que atende a áreas periféricas muito carentes como Peixinhos, em Olinda.
Um projeto da Secretaria de Administração teria, segundo a secretaria Ana Maraísa, o próposito de homologação de acordo feito em Mesa de Negociação com servidores administrativos das secretarias de Defesa Social e Fazenda.
Da redação do Radar Metropolitano com informações do Blog Dellas