A intervenção beneficia dezenas de pessoas e faz parte do pacote de ações socioambientais da estatal portuárias para melhorar a qualidade de vida nas comunidades da região
Dezenas de famílias residentes no Sítio Thomás, na Vila de Gaibu, no município do Cabo de Santo Agostinho, foram beneficiadas com uma obra estruturadora de contenção de encosta, para eliminação de risco de deslizamento de barreira na localidade. A intervenção, implementada pelo Complexo Industrial Portuário de Suape, era uma reivindicação antiga da comunidade. O pacote de serviços também incluiu serviços de drenagem, para escoamento correto da água de chuva.
A obra representa mais uma importante entrega da empresa e se soma a outras ações socioambientais já implementadas na região com a finalidade de melhorar a qualidade de vida nas comunidades inseridas no território estratégico de Suape. “Estamos muito satisfeitos com o alcance dessa intervenção, que trouxe segurança e qualidade de vida para muitas famílias. Essa é uma das premissas da administração atual: conciliar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade”, comemora o diretor-presidente da empresa, Marcio Guiot.
De acordo com a diretora de Infraestrutura de Suape, Renata Loyo, os serviços consumiram 11 meses e foram realizados pela empresa Geox Geotecnia e Engenharia de Obras Ltda, selecionada em processo licitatório. “No total, 2.561,99 metros quadrados de encosta tiveram o solo reforçado por meio de ancoragem de barras de aço e foram revestidos com concreto, tela de aço, entre outros materiais resistentes às intempéries”, explica a gestora.
“É um alívio olhar pra cima e constatar que a barreira não oferece mais riscos. Agora, é possível dormir em paz e trabalhar aliviado. Já houve deslizamento por aqui e, por sorte, os prejuízos foram apenas materiais”, pontua José Mariano, que administra uma oficina automotiva instalada num terreno ao lado da barreira.
MAIS QUALIDADE DE VIDA
A melhoria da infraestrutura das comunidades localizadas no território do complexo e nos municípios do entorno fazem parte do escopo da gestão da estatal em consonância com a Agenda ESG (gestão ambiental, social e de governança) e com as premissas do Plano Diretor Suape 2035.
Em maio deste ano, a estatal portuária entregou a requalificação de uma ampla praça na comunidade da Vila Nova Tatuoca, localizada perto da Praia de Suape, no mesmo município. O espaço ganhou pista de cooper, equipamentos para a prática de exercícios, mesas de jogo, canteiros, áreas de convivência, luminárias, bancos de concreto e brinquedos infantis, distribuídos numa área de 1.400 metros quadrados.
Em 2023, moradores de várias ruas de Gaibu foram beneficiadas com obras de pavimentação e drenagem. O acesso à histórica Vila de Nazaré, que conta com equipamentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também ganhou calçamento em paralelepípedo, calçamento e sinalização, melhorando a acessibilidade dos moradores e atraindo mais visitantes ao local.