O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), no Recife, recebeu a visita técnica da equipe do Hospital Albert Einstein, nesta quarta-feira (6), como parte das atividades do Saúde em Nossas Mãos, projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
Selecionado para integrar o projeto no triênio 2024-2026, o objetivo da intervenção é agregar estratégias e ações para reduzir em 50% as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HECPI.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 10 em cada 100 pacientes hospitalizados ficam expostos a infecções associadas a cuidados de saúde. As IRAS impactam diretamente no tempo e no custo de internação do paciente, além de poder acarretar prejuízos emocionais e até fatais.
“Estamos otimistas com essa primeira participação do HECPI em um projeto do PROADI/SUS. Com a consultoria do Hospital Albert Einstein, mais a estrutura da UTI e os profissionais comprometidos com as ações de melhoria, tenho certeza de que atingiremos excelentes resultados, tanto na assistência quanto na área de custos”, avaliou a diretora Geral do hospital, Ana Vidon.
Além de se reunir com a direção e com coordenadores do HECPI, a equipe também visitou a UTI do hospital para conhecer os processos executados pelos profissionais da ponta.
“A gente conseguiu identificar que o HECPI tem processos bem estabelecidos e conta com uma UTI muito boa, onde os técnicos e a equipe multidisciplinar estão bastante envolvidos. Hoje, pactuamos detalhes e ajustes sutis para que a gente consiga uma sustentabilidade da redução das infecções e caminhar para esse nosso objetivo, que é manter cada vez mais a UTI com menos infecções”, avaliou Midiã Martinez Matias, consultora do Escritório de Excelência do Hospital Albert Einstein e integrante do projeto colaborativo Saúde