Na manhã desta terça-feira (26), a prefeita professora Elcione Ramos (PSDB) assinou o Projeto de Lei (PL) para instaurar a Política Antirracista em todas as escolas da rede municipal.
Em parceria com a secretaria municipal de educação, a iniciativa, que é vanguarda em Pernambuco, inclui a criação do Núcleo de Estudos e Formação Docente para as Relações Étnico-Raciais, formalizando uma estrutura que já é estabelecida com ações nas unidades de ensino de Igarassu, desde o início deste ano.
A legislação prevê: Inserção de disciplinas e conteúdos antirracistas no currículo escolar, formação continuada para professores da rede municipal e Destinação de uma dotação orçamentária específica para o investimento na educação antirracista.
As alunas do 7° ano do CEI Fernando Henrique Lucena, Isadora e Hadassa, tiveram a oportunidade de participar da disciplina na escola: “A nossa experiência foi muito boa ao aprender sobre a cultura africana através das músicas, vestimentas e histórias. Pudemos entender a importância deste ensino em nossa sala de aula”.
O professor da instituição, Felipe, explicou sobre a formação dos alunos: “Construímos esse projeto com o intuito de ensinar aos alunos que as narrativas negras vão além do período da escravidão. Todos precisam aprender a riqueza e potência do povo negro. Com essa ação, conseguimos mostrar para os estudantes que eles têm raízes em outro continente que reverberam em Igarassu até hoje.”
Durante a ocasião, a Prefeita Elcione afirmou que “Este momento é histórico. Meu compromisso como prefeita é fazer essa lei valer na prática. Não existe esse olhar igualitário se não houver força política para que isso aconteça. Hoje, contaremos a história de uma forma diferente, a partir de Igarassu. Nossa cidade é pioneira em muitas coisas e uma delas é a educação. Essa lei municipal é mais um símbolo da importância de levar esse conhecimento para as futuras gerações.”, frisou a gestora.
Mês com ações culturais e educativas em Igarassu
A celebração e a conscientização sobre as raízes e vivências da população negra também ganham espaço em uma programação especial na Biblioteca Pública de Igarassu.
Em parceria com a secretaria de Educação e o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, a agenda inclui ações voltadas para professores e alunos, com foco na valorização da identidade negra e resgate histórico. Uma delas será uma exposição dos alunos da rede municipal no Museu Histórico de Igarassu explorando as vozes ancestrais.