Com o objetivo de contribuir para a formação educacional e facilitar o acesso da população de baixa renda ao ensino, o Sesc Pernambuco lança mais uma edição do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) nesta quinta-feira (5/12), oferecendo 2.080 vagas gratuitas, com oportunidades para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos níveis fundamental e médio (1.700 vagas), além de inglês básico (50 vagas), informática (30 vagas) e Criar Sesc (300 vagas), projeto de atividades extracurriculares no contraturno escolar.
O PCG atende, prioritariamente, comerciários e seus dependentes, e estudantes da rede pública de Educação Básica, assim como bolsistas da rede privada (com bolsas de 100% do valor da mensalidade). Para se encaixar nos critérios, é preciso também ter renda per capta familiar mensal no valor de até dois salários mínimos. Ou seja, deverá ser considerada a soma da renda de todas as pessoas da família ou que residam no domicílio de quem for se inscrever.
Do total de vagas, 1420 são para o ensino de nível fundamental, que se destina a estudantes com 15 anos de idade ou mais, com turmas no Sesc de Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Piedade (Jaboatão dos Guararapes), Santo Amaro (Recife), São Lourenço da Mata e Surubim.
Para o nível médio, são 280 vagas, com turmas em Piedade (Jaboatão dos Guararapes) e Caruaru, para estudantes acima dos 18 anos. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira no período noturno, a exceção da unidade de Piedade, que também dispõe de turmas pela manhã.
Para os interessados em incrementar o currículo, são oportunizadas 50 vagas no curso de inglês nível básico, no Sesc Piedade. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras e são indicadas para jovens que possuem mais de 15 anos e tenham concluído o Ensino Fundamental. Já a unidade em Goiana está com 30 vagas para Informática Básica, com aulas na sexta-feira à noite, também para jovens acima dos 15 anos.
Por último, o projeto Criar, que tem o objetivo de estimular o aprendizado de crianças entre 6 e 12 anos por meio de práticas esportivas, culturais, de lazer e cidadania, oferece 300 vagas distribuídas nas unidades de Belo Jardim, Goiana, São Lourenço da Mata e Surubim.
“Acreditamos que o conhecimento é a chave para o crescimento pessoal e social. É com essa perspectiva que lançamos mais uma edição do PCG, oferecendo oportunidades de aprimoramento e também chegando àquelas pessoas que precisam retomar e concluir os estudos”, destaca Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco.
As pré-inscrições devem ser feitas presencialmente nas unidades envolvidas até o dia 20 de dezembro. Os detalhes da documentação necessária, do edital e o acompanhamento do processo podem ser conferidos no site do Sesc Pernambuco (https://www.sescpe.org.br/sobre-o-sesc/programa-de-comprometimento-e-gratuidade-pcg/) ou na escola de interesse. Os pré-inscritos passarão por uma seleção através da análise documental, seguindo os critérios de seleção contidos no edital do PCG. As inscrições finais serão feitas de forma presencial e as aulas terão início em 05 de fevereiro de 2025.
“A educação no Sesc tem como prioridade fortalecer o protagonismo dos estudantes por meio de um currículo que vai muito além dos conteúdos da educação básica. Focamos no trabalho colaborativo baseado em projetos didáticos; na educação ambiental, na arte/educação, além do uso das tecnologias digitais, dentre outras iniciativas do nosso ecossistema de aprendizado”, explica Ana Freire, gerente regional de Educação no Sesc Pernambuco.