O Instituto Simplex divulgou, nesta terça-feira (04), os números da primeira pesquisa do ano sobre as eleições estaduais de 2026. O levantamento avaliou as intenções de voto dos eleitores com mais de um ano de antecedência ao início oficial da campanha eleitoral.
A pesquisa incluiu três pré-candidatos: a governadora Raquel Lyra (PSDB), o prefeito do Recife João Campos (PSB) e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto (PL). Os resultados apontam João Campos na liderança, tanto nos votos totais quanto nos válidos, com possibilidade de vitória no primeiro turno. O prefeito do Recife registra 54% das intenções de voto totais, enquanto Raquel Lyra aparece com 19,3% e Gilson Machado ocupa a terceira posição com 9,6%.
O índice de eleitores indecisos ou que optariam por voto branco ou nulo é relativamente baixo para um levantamento realizado com tanta antecedência. Apenas 6,1% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados, enquanto 11% disseram não saber ou não quiseram responder.
A pesquisa entrevistou 800 pessoas em Pernambuco, através de ligações telefônicas no dia 2 de fevereiro de 2025. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
Nos votos válidos, desconsiderando brancos, nulos e indecisos, João Campos mantém ampla vantagem:
- João Campos: 65,1%
- Raquel Lyra: 23,3%
- 11.6%