A prefeitura de Igarassu, por meio do Complexo de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios (CTEN), encaminhou 23 jovens para o mercado de trabalho, sendo 13 deles de municípios vizinhos, nesta terça-feira (04). A iniciativa faz parte do Gera Jovem, programa que capacita e insere a juventude no setor produtivo, garantindo a primeira assinatura na carteira de trabalho para muitos participantes.
O programa conta com parceria da empresa Lemon e do Instituto de Aprendizagem Renapsi. Atualmente, Igarassu ocupa a segunda posição em geração de empregos na Região Metropolitana do Recife e, apenas em 2023, foram criadas 12 novas empresas no município, incluindo duas na área de tecnologia. Segundo dados do CAGED, Pernambuco gerou 62.200 empregos formais, dos quais 10.300 foram em Igarassu.
O Gera Jovem já capacitou 1.006 alunos em cursos alinhados às demandas do mercado e gerou 306 empregos diretos até o momento. Os cursos incluem, por exemplo, oficinas sobre empregabilidade, inovação, liderança, atendimento ao cliente e modelagem de negócios. “O programa é um marco para o Litoral Norte, promovendo desenvolvimento sustentável e parcerias estratégicas”, destacou o secretário de Governo, César Ramos.
A secretária de Políticas Sociais e Educação Profissional, Rosinha Abreu, reforçou o compromisso da gestão na inserção da juventude no mercado. “Sejam proativos, criem conexões e busquem fazer a diferença. Oportunidades como essa transformam trajetórias”, afirmou.
Brenda Cavalcante, de 16 anos, participou da quinta edição do Gera Jovem e celebrou a nova fase profissional. “Fiz o curso de informática básica e Excel e agora estou pronta para minha primeira experiência na área administrativa. Meus pais não tiveram muita oportunidade de estudar, então estão muito orgulhosos”, contou.
Outro jovem beneficiado pelo programa, Jonathan Luan, de 17 anos, também conseguiu sua primeira oportunidade na área administrativa. “Sempre quis ter minha independência e essa vaga é um grande passo. O Gera Jovem me preparou para esse momento e me deu confiança para enfrentar os desafios do mercado”, destacou.
O programa segue em sua décima edição e os participantes continuam tendo aulas teóricas mesmo após a contratação. Para Verônica Ribeiro, secretária executiva de Educação Profissional, o Gera Jovem representa um avanço na qualificação da mão de obra local. “Com essa formação contínua, garantimos que os jovens estejam sempre preparados para os desafios do mercado”, concluiu.