
Durante a sessão plenária desta terça-feira (23), na Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, o vereador Paulo Farias (PSB) fez um apelo público pela presença da Força Nacional de Segurança na cidade. Em discurso enfático na tribuna da Casa Vicente Mendes, o parlamentar cobrou medidas urgentes para enfrentar a escalada da criminalidade no município, conclamando inclusive os vereadores da oposição a assinarem conjuntamente o pedido a ser encaminhado à governadora Raquel Lyra (PSDB) e ao Governo Federal.
“O Cabo vive o caos no tocante à violência, e todos sabem que, constitucionalmente, essa é uma atribuição do Governo Estadual. Como o Estado não está conseguindo dar respostas, nada mais óbvio do que pedir auxílio ao Ministério da Justiça com a intervenção da Força Nacional de Segurança”, destacou Farias.
Em contato com a equipe do Radar Metropolitano, o vereador detalhou o cenário e justificou a proposta, relembrando experiências bem-sucedidas em outras cidades pernambucanas. “Em 2018, o município de Paulista vivia uma crise idêntica à nossa, com altos índices de violência, especialmente homicídios dolosos. A Força Nacional foi requisitada e houve redução na criminalidade. Acredito que o mesmo pode acontecer aqui, se houver vontade política”, explicou.
Ao ser questionado sobre o apoio dos demais parlamentares da Câmara ao seu pedido, o vereador reforçou a necessidade de união. “Não se resolve o problema da violência de forma isolada. Essa é uma luta de todos que querem o bem do povo de verdade. Tem gente que só faz espuma, discurso vazio para as redes sociais. Essa pauta precisa ser abraçada por todos os colegas e por toda a sociedade cabense”, afirmou.
Sobre o impacto prático da presença da Força Nacional, Paulo Farias se mostrou confiante: “Claro que pode fazer diferença. Primeiro, afugenta facções e milícias, e, paralelamente, políticas públicas de inclusão devem ser adotadas, como o COMPAZ, o Convive, além de programas sociais, ações de limpeza urbana e iluminação pública”.
Além do pedido formal à governadora e ao Governo Federal, o vereador também sugeriu outras medidas locais para reforçar a segurança. “Defendi que o Poder Executivo edite um decreto fechando bares após meia-noite, exigindo alvará de funcionamento e licença do Corpo de Bombeiros. Também é necessário proibir paredões que perturbam o sossego e promovem desordem.”
Ao final da entrevista, Farias deixou uma mensagem para a população cabense, que convive diariamente com o medo. “O povo do Cabo pode ter certeza de que agora temos um prefeito e vereadores que não estão parados nem omissos. Estamos lutando para construir um ambiente de paz e bom convívio. Não tenho dúvidas de que o prefeito Lula Cabral, com a nossa ajuda, entregará uma cidade muito melhor do que recebeu.”
A proposta deverá ser formalizada nos próximos dias, com expectativa de que outros parlamentares se somem à iniciativa. A sociedade civil também começa a se mobilizar em torno do tema, na esperança de que o apelo seja atendido com a urgência que o momento exige.