
Dando continuidade às metas da gestão municipal, o prefeito Carlos Santana lançou, nesta terça-feira (08), o projeto “Transformação Digital, do Zero ao Infinito”, uma iniciativa que tem como objetivo modernizar a administração pública e aprimorar a oferta de serviços aos cidadãos. O projeto irá aumentar a eficiência e a transparência na gestão municipal, com foco na integração de processos e na utilização de tecnologias para atender, com excelência, as demandas da população.
No decorrer do trabalho, serão aplicadas metodologias como o First Principles Thinking e ferramentas como gamificação (baseada no framework Octalysis) e técnicas de nudge. Essas abordagens visam otimizar o engajamento dos servidores e promover uma cultura de maior produtividade, buscando antecipar as demandas da população e oferecer soluções de forma proativa.
A gestão do prefeito vem investido fortemente na implementação de soluções para minimizar os desafios como a fragmentação operacional, a burocracia e a subutilização de recursos. “Não temos poupado esforços para integrar tecnologia e processos para melhorar a prestação de serviços à comunidade. O lançamento deste projeto é um marco e representa nosso compromisso com a Ipojuca do futuro”, destacou o prefeito.
O plano de consultoria, com duração de 12 meses, aborda diversas áreas para promover uma transformação digital abrangente. As principais frentes de atuação incluem: capacitação e diagnóstico, com foco no treinamento de equipes de gestão e da rede de transformação digital em conceitos como pensamento exponencial, inteligência artificial generativa, design thinking e ciências comportamentais; a criação do cadastro único municipal; a realização de censo e clusterização de serviços; a criação de instrumentos legais para institucionalizar a política de transformação digital, assegurando sua continuidade; a construção de uma plataforma multicanal (web e aplicativos iOS/Android) para centralizar o acesso aos serviços públicos, incluindo um módulo de digitalização “sem código” e disponibilização do código-fonte ao município.
Há ainda previsão da implementação de um sistema multi-agentes com integração via WhatsApp, que permitirá atendimento automatizado e direcionamento para equipes humanas; o desenvolvimento de uma solução de IA treinada com base na carta de serviços municipal, para interações por texto e áudio, otimizando o suporte ao cidadão; a criação de soluções digitais integradas que buscam otimizar o uso dos recursos municipais e promover a colaboração entre diferentes setores; a prestação de assessoria jurídica e o monitoramento e avaliação dos resultados.
Com a “Transformação Digital, do Zero ao Infinito”, Ipojuca terá melhorias na eficiência operacional e na redução de custos. “Vamos promover uma transformação cultural e organizacional, incentivando o engajamento dos servidores e aprimorando o ambiente de trabalho. Isso vai beneficiar todos os cidadãos do Ipojuca, oferecendo serviços mais ágeis, transparentes e adaptados às suas necessidades, o que pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida na cidade”, avaliou o prefeito.