
A segurança pública de Camaragibe vai ter um importante reforço nos próximos meses. Na noite desta terça-feira (08/07), o prefeito do município, Diego Cabral, promoveu a cerimônia de formatura dos 138 novos guardas civis municipais e disse que mantém o compromisso de nomear os servidores novatos tão logo a Secretaria de Administração finalize o estudo técnico-orçamentário, necessário para não sobrecarregar a saúde financeira da Prefeitura Municipal e manter as contas em dia.
Durante a solenidade no Ginásio Poliesportivo do Sesi, na Vila da Fábrica, Diego Cabral destacou a importância do reforço no efetivo da Guarda Civil Municipal de Camaragibe (GCMC) para elevar a qualidade dos serviços prestados de combate à criminalidade no município, demonstrou confiança nos novos servidores e ressaltou que o seu objetivo é nomeá-los até o fim deste ano.
“É com grande satisfação e alegria que a Secretaria de Segurança Pública conclui este ciclo de formação dos 138 novos guardas civis municipais e que eu parabenizo a todos os formandos, não apenas pelo esforço durante a preparação para o concurso público, mas também durante o curso de formação. Meu compromisso é nomear o maior número possível de servidores, com responsabilidade fiscal, sem comprometer as finanças da Prefeitura, para que todos contribuam para uma cidade mais segura. Parabéns a todos e que Deus os abençoe nesta nova fase da vida de vocês”, disse Diego Cabral.
Os novos formandos da GCMC foram aprovados no último concurso público realizado para a função, em 2024, que teve quase 14 mil candidatos inscritos para 96 vagas, segundo a banca organizadora, o equivalente a uma ampla concorrência média de 145 candidatos por vaga. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Camaragibe, toda a turma está completamente apta e preparada para o trabalho ostensivo nas ruas após ser submetida ao curso de formação realizado pelo Instituto de Apoio à Gestão e Educação (IGEDUC), cuja carga horária foi de 450 horas, entre aulas práticas e teóricas.
Atual vice-prefeita de Camaragibe e ex-comandante da Guarda Civil Municipal, Comandante Débora deu as boas-vindas aos novos servidores e disse o que espera da nova turma quando todos começarem a trabalhar. “Quem se forma hoje é merecedor de fazer parte dos quadros da GCM de Camaragibe, por todo o esforço e sacrifícios que fez para ser aprovado e concluir o curso de formação. Desejo que todos vocês trabalhem com amor e dedicação, pois eu tenho certeza de que Deus guiará cada um de vocês no trabalho ostensivo de patrulhamento e proteção da nossa população e do patrimônio da nossa cidade. Boa sorte e que Deus os abençoe”, declarou.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Camaragibe, Coronel Marcílio Rossini, o edital do último concurso público realizado pela Prefeitura Municipal para a Guarda Civil do município, em 2024, ofertou um total de 96 vagas, mais o cadastro reserva. Desde modo, explicou o secretário, ficou decidido pela equipe técnica da gestão o chamamento de 138 aprovados no certame para a realização do curso de formação técnica, necessário para exercer a profissão.
“A nossa Guarda Civil tem se tornado uma referência através de um trabalho em parceria com outras forças de segurança e troca de experiências com outras cidades. Agradecemos o empenho de todos os formandos, a responsabilidade é grande, mas temos certeza de que todos estão preparados para servir a Camaragibe”, pontuou o Coronel Marcílio Rossini, secretário de Segurança Pública de Camaragibe.
O comandante da GCMC de Camaragibe, Inspetor Clóvis Gomes, reiterou sua confiança na nova turma e atestou que todos estão preparados para a função após a conclusão do curso de formação profissional da GCM. “Foram dois módulos de preparação com aulas teóricas e exercícios práticos, nas dependências da Escola Estadual Major Lélio, em Aldeia. A segurança pública de Camaragibe ganha muito com este importante reforço no nosso efetivo e é uma honra para a corporação recebê-los, pois todos estão completamente aptos para desempenharem suas funções respeitando a população, a cidadania e a ordem”, frisou.
A solenidade de formatura também contou com a participação do deputado estadual João de Nadegi (PV), de vereadores municipais, do secretariado da atual gestão e de muitos familiares dos novos guardas civis municipais, que lotaram as arquibancadas do ginásio e tiraram muitas fotos com os formandos. Muitos, inclusive, se emocionaram, tendo em vista o momento de felicidade proporcionado ao concluírem o curso de formação e a expectativa de nos próximos meses estarem oficialmente iniciando a jornada no funcionalismo público, um sonho para toda a turma.
Adrienne Yuan, 38 anos, foi uma das aprovadas no último concurso e formanda. A cerimônia teve um significado especial para ela: o marido, agente de Polícia Federal, presenciou o momento junto com os dois filhos do casal. O companheiro, aliás, foi o principal apoio para que ela tentasse a aprovação. Agora, segundo Adrienne, é esperar a nomeação e começar a trabalhar.
“Eu tinha o desejo de ser funcionária da segurança pública e esse foi o primeiro concurso que fui aprovada. Sem dúvida, meu marido foi um grande apoio e incentivador, me preparei durante um ano. Depois, mais quatro meses de curso de formação. Agora, é esperar ser nomeada e começar a servir ao município e ao povo de Camaragibe com toda dedicação”, destacou Adrienne Yuan.
Outras autoridades também participaram da cerimônia, como representantes das polícias Civil e Militar de Pernambuco, das secretarias de Segurança Pública dos municípios de Olinda e Igarassu, e das Guardas Civis Municipais das cidades de Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Santa Cruz do Capibaribe. Membros da Banda Marcial do Corpo de Bombeiros de Pernambuco também marcaram presença no evento.