
A governadora Raquel Lyra entregou, nesta terça-feira (8), mais duas cozinhas comunitárias em municípios da Zona da Mata Norte. Os novos equipamentos, implantados nas cidades de Condado e Macaparana, integram o programa Bom Prato e vão garantir refeições gratuitas e de qualidade à população em situação de vulnerabilidade social dos municípios. Com essas entregas, o Governo do Estado alcança a marca de 28 estruturas abertas apenas em 2025, somando 153 equipamentos implantados desde o início da atual gestão e 208 unidades em funcionamento em todo o Estado. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou as entregas.
“Entregamos hoje duas novas cozinhas comunitárias, em Condado e em Macaparana. Agora são 208 unidades, em locais onde podemos cuidar de quem mais precisa. Hoje todos os pernambucanos podem contar com a presença do Governo do Estado. É muito bom vir aqui para que a gente possa fazer essa nova entrega para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Desde 2023, o Bom Prato já distribuiu mais de 15 milhões de refeições em todo o Estado, consolidando-se como uma das principais estratégias de enfrentamento à fome em Pernambuco. “Temos expandido cada vez mais essa parceria com as prefeituras. Este é um trabalho realmente fantástico no combate à fome. Os resultados já estão sendo obtidos, por exemplo, no enfrentamento à desnutrição e na diminuição da evasão escolar”, enfatizou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas, Carlos Braga.
Em Condado, foi inaugurada pela manhã a Cozinha Comunitária Eunice Marinho Andrade de Melo, a segunda em funcionamento no município. Localizada na Avenida 7 de Setembro, a unidade oferece almoços gratuitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, com equipe composta por nutricionista, cozinheiro(a), auxiliares de cozinha e auxiliar de serviços.
O prefeito de Condado, Albino Silva, destacou que no espaço serão distribuídas 500 refeições por dia. “Agradeço em nome do nosso povo, principalmente das famílias que mais precisam desse equipamento. O que a gestão estadual tem feito pela nossa região não era visto há muitos anos”, frisou.

Moradora do município, Edjane Maria da Silva, de 53 anos, recebeu a primeira refeição das mãos da governadora Raquel Lyra. Ela ressaltou que as refeições irão contribuir para que a sua família tenha uma alimentação de qualidade. “Eu moro com sete pessoas e, no momento, eu dependo do Bolsa Família. Essa refeição que estou recebendo chegou na hora certa”, celebrou.
À tarde, foi a vez do distrito de Pirauá, em Macaparana, receber a Cozinha Comunitária Josefa Sergio da Silva, também a segunda unidade da cidade. O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, oferecendo jantares gratuitos à população cadastrada.
“Macaparana é muito grata por tudo o que o Governo de Pernambuco tem feito. A nossa parceria vai continuar”, afirmou o prefeito de Macaparana, Paquinha.
Segundo a coordenadora da nova unidade, Delma Maria, a cozinha vai servir 200 refeições diárias. “Nossa meta é atender a população mais carente daqui do distrito. Vai ser muito gratificante atender essas famílias”, disse.
Cada nova cozinha recebe R$ 50 mil de investimento inicial para estruturação e aquisição de equipamentos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil, por meio de cofinanciamento estadual, garantindo a sustentabilidade e o pleno funcionamento da política. “Este é um governo que faz, ajuda os municípios e está mudando a história de Pernambuco”, afirmou o deputado estadual Antônio Moraes, que também estava na solenidade.