
No próximo dia 24, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e o portal Movimento Econômico promovem o primeiro seminário da série “Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco”. O encontro ocorre às 9h, no município de Salgueiro e tem como objetivo fomentar o diálogo sobre o papel estratégico da Transnordestina na interiorização do desenvolvimento e na conexão do Nordeste com os mercados nacional e internacional.
Participam do evento lideranças políticas e empresariais, representantes da sociedade civil organizada. Também haverá palestra com o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, além de debate com a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salgueiro, Regilane Barros; e o consultor logístico e professor universitário Guilherme Magalhães. A mediação será conduzida por Patrícia Raposo, CEO do portal Movimento Econômico.
Com o tema “Salgueiro como ponto logístico e estratégico da Transnordestina”, o seminário busca estimular o debate público sobre os desafios e as oportunidades relacionadas à implantação do trecho Salgueiro–Suape da ferrovia, com destaque para o papel da cidade na integração do interior nordestino com os mercados nacionais e internacionais. A iniciativa também pretende aproximar diferentes setores da sociedade — empresários, gestores públicos, operadores logísticos, acadêmicos e população.
A série “Conexões Transnordestina” percorrerá outros seis municípios pernambucanos: Petrolina, Araripina, Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Una e Recife. Cada etapa será dedicada a discutir as potencialidades logísticas e produtivas locais, incentivando a construção de soluções colaborativas que atendam às necessidades regionais.
Segundo a Infra S.A., o investimento previsto para a conclusão do trecho pernambucano da ferrovia é de R$ 3,5 bilhões, com entrega estimada para 2029. A obra é considerada estratégica para o fortalecimento da infraestrutura logística do Nordeste, além de ampliar a competitividade de diversos arranjos produtivos locais.
A Sudene é uma das principais financiadores da construção da Transnordestina, no trecho de Eliseu Martins (PI) até o Porto de Pecém (CE), passando por Salgueiro. Até agora, foram desembolsados R$ 4,8 bilhões através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Autarquia, para a obra.