
O prefeito Lula Cabral instalou, e deu posse, nesta quarta-feira (06) aos membros do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho. O CMSUSP será um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, composto por 24 representantes do poder público municipal, entidades não governamentais, instituições estaduais de segurança pública e do sistema de Justiça. Sua coordenação geral fica a cargo da Secretaria Municipal de Defesa Social do Cabo.
“A criação deste Conselho, que é o primeiro na história da cidade, representa um marco importante para a segurança do nosso município. Estamos reunindo aqui representantes de vários segmentos para construir, de forma integrada, soluções mais eficazes. O Cabo precisa, e merece, um sistema de proteção que funcione para todos. Esse é mais um passo firme que damos nesse caminho”, enfatizou o prefeito Lula Cabral.
O Cabo de Santo Agostinho, recentemente apontado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025 como uma das cidades mais violentas do país, com uma taxa alarmante de 73,3 óbitos por 100 mil habitantes em 2024, enfrenta uma grave crise provocada pela falta de apoio efetivo do Governo do Estado no tocante à segurança pública. Desde o mês de maio o prefeito Lula Cabral vem fazendo apelos à governadora Raquel Lyra para a convocação da Força Nacional para atuar na cidade. No entanto o pedido foi negado pelo Executivo estadual.