Hoje em dia muitas pessoas têm dificuldades em manter a organização financeira devido aos imprevistos que acontecem no dia a dia, por isso existem três pilares financeiros que vão blindar seu orçamento e evitar que você saia do planejamento financeiro. Entenda quais são e o papel de cada um deles.
O primeiro deles é a reserva de emergência: Como o próprio nome diz, é para as emergências do dia a dia: Um pneu furar, um eletrodoméstico parar de pegar ou até mesmo uma demissão inesperada. A reserva de emergência deve estar em um local onde você tenha rápida liquidez (local que você possa resgatar a qualquer momento) e que não tenha risco de desvalorização ou perda. É indicado ter de reserva de emergência no mínimo três meses do valor que seja equivalente aos seus gastos essenciais, como aluguel, água, luz, compras de supermercado e afins.
O segundo deles é o plano de saúde: O plano de saúde ele tem um papel em caso de doenças e internações hospitalares, caso você tenha que ficar internado um mês, a reserva de emergência provavelmente não conseguiria suprir as despesas médicas e o plano de saúde pode cobrir essas despesas. Além de que é um período que você não vai produzir ou gerar renda, tendo o plano de saúde, sua reserva de emergência pode suprir um mês, dependendo qual seja os seus gastos fixos e quanto você tem de reserva.
O terceiro deles é o seguro de vida: O seguro de vida muitas pessoas têm um certo preconceito falando “E eu vou deixar dinheiro para os outros gastarem quando eu me for?” o seguro de vida é um ato de amor com aqueles que você ama e dependem financeiramente de você. Imagine a situação em que você é o único gerador de renda da sua família, onde o cônjuge e sua filha não geram nenhuma renda, o que aconteceria se você deixasse de estar entre elas? Como elas iriam ficar financeiramente?
O seguro de vida em alguns planos, tem a opção de ser utilizado em vida, além de que a morte não é a única coisa que pode acontecer com você. Não queremos utilizar esse serviço, mas precisamos estar preparados para caso aconteça.
Por: Rhaldney Piauilino