
O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), lançou edital de licitação para recuperação de três passarelas de pedestres da PE-15, um dos principais corredores de trânsito do Norte da Região Metropolitana do Recife. Duas delas dão acesso a estações do BRT e uma é utilizada apenas para a travessia da rodovia estadual. O trabalho inclui tratamento anticorrosivo, reforço estrutural e nova pintura das estruturas metálicas das passagens de pedestres. E ainda coberturas, protegendo os usuários das chuvas e do Sol.
As empresas interessadas em concorrer no certame devem enviar propostas no dia 24 de outubro, às 10h. A previsão é de que a ordem de serviço para o início das obras seja emitida até o final do ano. O prazo para a execução dos serviços, que devem iniciar até 10 dias após a emissão da OS, é de seis meses.
As intervenções têm como objetivo aumentar a segurança dos usuários, além de garantir maior durabilidade às passarelas do eixo Norte/Sul do BRT. Estão contempladas com as ações as passarelas São Francisco de Assis e Abreu e Lima, com acesso ao BRT, e Peixe Agulha, utilizada apenas para a travessia da PE-15..
“O trabalho visa garantir maior durabilidade à obra e segurança aos usuários”, afirma Francisco Sena, secretário executivo de Desenvolvimento Urbano da Seduh.
Com 12,7 quilômetros, a Rodovia PE-15 se estende da Avenida Pan Nordestina, em Olinda, até o entroncamento com a BR-101, em Abreu e Lima, atravessando o município de Paulista.
De acordo com Francisco Sena, as ações vão assegurar que as passarelas voltem a ter funcionalidade plena, com qualidade e resistência frente às condições do tempo.
A requalificação também inclui melhorias de acessibilidade. Rampas, calçadas e sinalização serão ajustadas para que todas as pessoas, inclusive as com deficiência ou mobilidade reduzida, possam circular com autonomia e segurança.
“As obras reforçam o papel das passarelas como equipamentos seguros de travessia, reduzindo riscos e garantindo que os pedestres possam se deslocar com tranquilidade em áreas de grande fluxo de veículos”, reforça Francisco Sena.
Com essa requalificação, o Governo de Pernambuco reforça seu compromisso com a valorização do pedestre; a redução de acidentes; e a promoção da circulação segura e eficiente entre bairros e cidades.
As novas estruturas cobertas das Passarelas Peixe Agulha e São Francisco de Assis vão proteger os usuários do sol e da chuva, trazendo mais conforto e incentivando o uso diário das passarelas.
O valor estimado para a requalificação das passarelas é de R$ 6.668.954,65 “Com isso, o Governo de Pernambuco reafirma seu compromisso com uma cidade mais humana, acessível e conectada, onde o pedestre tem prioridade e o espaço público é sinônimo de orgulho e bem-estar coletivo”, afirma Francisco Sena.
O edital de licitação da obra pode ser acessado no site www.compras.pe.gov.br. De acordo com o aviso de abertura de licitação, publicado no Diário Oficial do Estado, também é possível acessar o edital no site www.pncp.gov.br.
Mobilidade RMR
Esse é um dos projetos do chamado Pacote da Mobilidade, com investimentos que somam mais de R$ 161 milhões, maior volume já lançado pelo Estado para obras nesse segmento. O programa contempla a retomada de projetos aguardados há mais de uma década, além da modernização tecnológica do sistema de transporte público metropolitano.
As intervenções beneficiarão diretamente cerca de 1 milhão de usuários do transporte coletivo e condutores da RMR, reduzindo em até 40% o tempo de viagem nos corredores exclusivos, segundo projeções técnicas. Abrange requalificação de estações, adequação viária, priorização semafórica e integração com terminais de transporte, ampliando a eficiência do sistema e a segurança dos usuários.