
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) definiu para a próxima quinta-feira (06), às 13h, o reprocessamento da totalização dos votos para vereador no município de Palmares, na Mata Sul. A nova apuração ocorrerá no Cartório da 37ª Zona Eleitoral e foi oficializada através do Edital nº 153/2025, assinado pelo juiz eleitoral Diego Vieira Lima.
A convocação foi encaminhada a partidos políticos, federações, coligações, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.
Por que haverá nova totalização?
Segundo o edital, o procedimento é necessário devido às alterações nos registros de candidaturas após o resultado final do primeiro turno das eleições municipais de 2024. A Justiça Eleitoral recalculará o quociente eleitoral e a distribuição das cadeiras com base em decisões recentes do tribunal.
A recontagem acontece após julgamento que cassou as chapas do PSB e do Republicanos por fraude à cota de gênero. A legislação exige que cada partido ou federação tenha, no mínimo, 30% de candidatas mulheres válidas nas eleições proporcionais. O PSD, que também era alvo do processo, foi absolvido com isso, seus vereadores permanecem no cargo.
Composição da Câmara pode mudar
Com a cassação das chapas, os votos atribuídos ao PSB e ao Republicanos serão anulados e excluídos da contagem final. A retirada desses votos deve alterar o quociente eleitoral e pode resultar na mudança da composição da Câmara Municipal de Palmares.
Após a nova totalização, caso haja alteração no resultado, os novos vereadores serão comunicados e deverão tomar posse. As decisões têm execução imediata, embora ainda caibam recursos na Justiça Eleitoral.




