
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, participou, nesta quarta-feira (5), de uma série de agendas no Rio de Janeiro que integram a programação prévia da COP30. O evento reuniu líderes locais e nacionais para discutir transição energética, sustentabilidade urbana e justiça climática. Ao lado da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, Mano representou o município em debates sobre diplomacia climática e o papel das cidades na mitigação dos efeitos do aquecimento global.
O gestor esteve acompanhado da coordenadora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros, e reforçou o compromisso de Jaboatão com a integração entre políticas sociais e ambientais. Como vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para Resíduos Sólidos, Mano apresentou a experiência do município em gestão de resíduos, economia circular e desenvolvimento sustentável, defendendo o protagonismo dos municípios na agenda ambiental.
“É nas cidades que as políticas públicas ganham forma e impacto direto na vida das pessoas. A gestão de resíduos se transforma em oportunidade e a transição energética precisa ser inclusiva e gerar qualidade de vida. Estar na pré-COP30 é colocar Jaboatão e Pernambuco no debate global sobre sustentabilidade”, afirmou o prefeito.
O Local Climate Action Summit reuniu lideranças nacionais e internacionais, entre elas a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; a prefeita de Phoenix (EUA), Kate Gallego; e a prefeita de Malmö (Suécia), Katrin Stjernfledt Jammeh. Raquel Lyra, Mano Medeiros e demais gestores municipais participaram do painel “Impacto Crítico da Diplomacia Subnacional”, que encerrou o Local Leaders Forum, discutindo cooperação entre cidades, estados e governos nacionais para acelerar o progresso climático.
Para o prefeito, o diálogo federativo e a troca de experiências são essenciais para construir cidades resilientes e ambientalmente responsáveis. A governadora Raquel Lyra também destacou a importância da integração entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade. “Participamos de eventos da pré-COP30 colocando Pernambuco no mapa do mundo, falando sobre transição energética e justiça climática. Debatemos como aproveitar essa janela de oportunidades de investimentos do mundo inteiro, ao mesmo tempo em que cuidamos das pessoas”, afirmou.
Além dos debates, Mano Medeiros participou da plenária da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que reuniu gestores de diversas cidades e representantes do Governo Federal para discutir medidas prioritárias e formas de viabilizar recursos para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. Estiveram presentes a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e prefeitas e secretárias como Mirella Almeida (Olinda), Francineti Carvalho (Abaetetuba), Margarida Salomão (Juiz de Fora) e Tainá de Paula (Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro).
Segundo Mano, o fortalecimento das gestões municipais é decisivo para o avanço da agenda climática brasileira. “Os municípios precisam ter protagonismo na execução das políticas ambientais. É nas cidades que a mudança acontece de fato. Nossa atuação na Frente Nacional de Prefeitos tem justamente esse objetivo: fortalecer a gestão local e transformar desafios ambientais em soluções sustentáveis”, pontuou.
Durante a passagem pelo Rio de Janeiro, Mano e Andréa Medeiros também se reuniram com representantes de organismos internacionais e instituições que apoiam projetos de mitigação e adaptação climática, abordando temas como financiamento verde, gestão de resíduos, energias renováveis e infraestrutura resiliente.
O prefeito destacou que Jaboatão tem avançado em políticas de eficiência energética e sustentabilidade urbana, consolidando-se como referência em gestão pública moderna e responsável. “O futuro das cidades depende da nossa capacidade de agir agora. E essa ação precisa ser coletiva, conectada e humana”, concluiu.




