Em alusão ao Dia Internacional da Combate ao Racismo, comemorado em 21 de março, será realizada em Paulista a Semana Municipal Educar para Igualdade Racial. Na programação, nesta terça, será realizada a I Caminhada Contra o Racismo, das 14h às 17h. O cortejo sairá do Colégio Municipal Firmino da Veiga, no Centro, terminando no Ecoparque das Paineiras, em frente ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, na Av. Marechal Floriano Peixoto, no Centro.
Após o final da caminhada, já no Ecoparque, será iniciada uma roda de diálogo com as seguintes intervenções: palestra “Oraleitura e Escrevivências”, com o membro do Movimento Negro Unificado, Pxiss; e a Palestra “Racismo não é opinião. É crime!”, com a presidenta da Comissão de Igualdade Racial da OAB Paulista, Dra. Tatiane Pereira.
A Semana Educar para Igualdade Racial é fruto da Lei Municipal 4.971/2021, de autoria da vereadora Flávia Hellen. As atividades serão promovidas por uma parceria entre a Secretaria de Educação, a Diretoria de Política de Promoção da Igualdade Racial da Superintendência de Direitos Humanos, e o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Paulista (CMPPIR/Paulista).
A iniciativa tem o objetivo de promover um conjunto de reflexões críticas e propositivas em torno da questão étnico-racial no município, através das múltiplas possibilidades para a consolidação de uma educação antirracista na Rede Municipal de Ensino.
Confira a programação completa da Semana Educar para Igualdade Racial
21/03 – I Caminhada Contra o Racismo e roda de diálogo, das 14h30 às 17h, com saída do Colégio Municipal José Firmino da Veiga, e término no Ecoparque das Paineiras;
22/03 – Oficina “Construindo estórias orais em coletivo”, às 14h, Escola Zulima de Paula;
23/03 – Palestra “Enfrentamento à Discriminação Racial”, às 19h, na Escola Municipal Brigadeiro Aldo Pinho Alves;
24/03 – Oficina “Musicalização e Contação de Histórias”, às 9h, na Creche Nossa Prata;
30/03 – Formação “20 anos da Lei 10.639/2003: tecendo caminhos para uma educação antirracista”, às 13h, no Auditório da Secretaria de Educação.