
O prefeito do Recife, João Campos, inaugurou, nesta sexta-feira (26), a segunda etapa do Parque Linear Roque Santeiro, localizado no bairro dos Coelhos, área que anteriormente era ocupada por palafitas e habitações precárias. O novo espaço público é dedicado ao entretenimento, lazer e à contemplação da natureza, ampliando as opções de convivência e bem-estar para a população da região central da cidade.
A obra recebeu investimento de R$ 9.646.312,27 e integra o processo de requalificação urbana iniciado com a primeira etapa do parque, entregue no dia 12 de outubro. Nesta fase, foram implantados espaços multiuso, como áreas de convivência, continuidade da ciclovia, quadra de areia, academia ao ar livre e equipamentos voltados ao uso cotidiano da população.
Durante a inauguração, o prefeito João Campos destacou a transformação social promovida pela intervenção urbana. “Aqui, 224 famílias que viviam em palafitas foram reassentadas no habitacional. Hoje temos um parque público, um espaço de convivência completamente novo e de muita qualidade”, afirmou.
O gestor também ressaltou o avanço das obras e a entrega da etapa final do equipamento. “Até março a gente inaugura a terceira etapa. Aqui era um sonho antigo de moradia digna. Com esse sonho estamos realizando espaços públicos de convivência de muita qualidade e completamente novos.”

A terceira etapa do Parque Linear Roque Santeiro prevê a implantação de um deck flutuante, área administrativa e banco escultório, consolidando o espaço como um parque linear às margens do Rio Capibaribe.
Segundo o diretor da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Daniel Saboia, o parque representa um marco para a cidade. “É mais um parque importante, é um parque linear nas margens do Rio Capibaribe. É um local histórico.”
Além da infraestrutura de lazer, o parque recebeu intervenções de arte urbana. O muro do Parque Linear Roque Santeiro foi revitalizado com uma obra artística realizada por trabalhadores da própria Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), com painéis que dialogam com a cultura popular e o cotidiano das comunidades, valorizando a expressão artística local e ressignificando os espaços públicos.
Moradora do bairro dos Coelhos há 67 anos, Eulina Peixoto comemorou a entrega do equipamento. “Essa ideia trouxe melhorias tanto para as crianças, com o parque infantil, como para os adultos também. Agora dá para caminhar, passar a tarde, descansar e tirar o estresse.”




