
A cidade do trabalho começou 2026 cuidando da saúde do povo no primeiro “Segundou com Trabalho” do ano. Nesta segunda-feira (12/01), a Prefeitura Municipal de Camaragibe, através da Secretaria de Saúde, iniciou o mega mutirão “Bem-viver Camaragibe” de assistência médica destinado ao bem-estar da população. O objetivo é desafogar a fila de regulação para exames e consultas na Terra dos Camarás em mais de 20 especialidades. A ação acaba no próximo sábado (17/01).
“O bem-estar da população é um compromisso permanente da nossa gestão, seja melhorando a estrutura das unidades de saúde, o acesso à Atenção Básica e o fornecimento de medicamentos. O mutirão foi planejado e está sendo executado para que as pessoas cuidem da saúde, realizando exames e consultas que muitas vezes demoram a serem feitos. A Secretaria de Saúde está pronta para zerar a fila da regulação com toda a estrutura de atendimento necessária”, afirmou o prefeito Diego Cabral.
O gestor da Terra dos Camarás chegou ao local logo no início da manhã e, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres de Camaragibe, Comandante Débora, do deputado estadual João de Nadegi (PV), e do pré-candidato a deputado federal Carlos Costa (Republicanos), além de secretários municipais e vereadores da base aliada, conversou com várias pessoas e profissionais da assistência médica, ouviu as principais demandas e conferiu de perto toda as instalações da tenda montada na Praça de Eventos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o mutirão “Bem-viver Camaragibe”, uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Santa Bárbara (ISBA), vai ocorrer durante cinco dias na estrutura montada na Praça de Eventos em frente ao Camará Shopping. Ao todo, são 28 boxes instalados com a presença de médicos, enfermeiros e técnicos de saúde para atender a população. A secretaria informou, ainda, que os procedimentos são realizados mediante marcação pela regulação e não por demanda espontânea, ou seja, os pacientes que serão atendidos são aqueles que estão na fila da regulação, pessoas que estão aguardando exames e consultas.
Dentre os procedimentos realizados na ação, haverá consultas médicas em cardiologia, gastrologia, otorrinolaringologia, ortopedia e endocrinologia, como também exames de ultrassonografias de abdômen, aparelho urinário, articulação unilateral, bolsa escrotal bilateral, globo ocular/órbita, mamaria bilateral, de próstata por via abdominal e via transretal, tireoide, tórax, obstetrícia, pélvica, transfontanela, transvaginal, doppler colorido de vasos e colonoscopia.
O motorista Nildo Damião da Silva, 59 anos, foi um dos que chegou cedo ao mutirão para fazer dois exames: ecocardiograma e ultrassonografia com doppler. “Tenho problemas nos dois joelhos e já tinha um tempo que tentava fazer esses exames. Hoje deu certo e é muito boa esse tipo de iniciativa, ajuda demais quem depende da assistência”, declarou. A dona de casa Sandra Maria Pereira, 57, também esteve na Praça de Eventos duas consultas em cardiologia e ortopedia. “Sou diabética e tenho um problema sério de artrose. É muito ruim esperar tanto tempo, mas a prefeitura criou esse mutirão para ajudar todo mundo. Hoje eu consegui e graças a Deus minhas consultas foram muito boas, tudo na normalidade”, disse.
Secretária de Saúde de Camaragibe, Ana Perez destacou a importância do mutirão para desafogar a fila de espera na regulação e disse que toda a equipe envolvida está empenhada em alcançar os cerca de 12 mil procedimentos durante os cinco dias de atividades. “O objetivo traçado é atender o maior número possível de pessoas que aguardam consultas ou exames na fila de regulação, preparamos uma estrutura neste sentido, promover um atendimento humanizado e eficiente, desafogando a regulação e contribuindo para a melhoria da saúde da população. A equipe está pronta para atingir a meta traçada de realizar 12 mil procedimentos até sábado”, declarou.
Saiba mais:
Mutirão de saúde “Bem-viver Camaragibe”
Quando: 12 a 17/01/2026 (segunda a sábado)
Onde: Pátio de Eventos, em frente ao Camará Shopping, com toda estrutura montada pela Secretaria de Saúde
Atividades: exames e consultas médicas
Objetivo: reduzir a fila de regulação
Procedimentos: consultas médicas em cardiologia, gastrologia, otorrinolaringologia, ortopedia, endocrinologia e exames como ultrassonografias de abdômen, aparelho urinário, articulação unilateral, bolsa escrotal bilateral, globo ocular/órbita, mamaria bilateral, de próstata por via abdominal e via transretal, tireoide, tórax, obstetrícia, pélvica, transfontanela, transvaginal, doppler colorido de vasos e colonoscopia
Previsão de atendimento: cerca de 12 mil
Atendimentos: por regulação e não por demanda espontânea, ou seja, os pacientes que serão chamados são aqueles que estão na fila da regulação, pessoas que estão aguardando esses procedimentos




