
A prefeitura de Igarassu, através da Diretoria de Direitos Humanos e a secretaria executiva de Educação Profissional e Empreendedorismo, em parceria com a Associação Pernambucana de Cegos (APEC), está promovendo capacitações voltadas à acessibilidade com foco no Sistema Braille e Introdução à audiodescrição, cada um com 20 horas/aula.
O objetivo é formar 120 pessoas ao longo dos cursos, que é direcionado prioritariamente para as pessoas cegas ou com baixa visão, pessoas surdas e ensurdecidas, além de suas famílias e a comunidade em geral.
A iniciativa intitulada como “Jornada da Acessibilidade Comunicacional”, foi aprovada no edital Pernambuco Acessível, pelo Governo do Estado. As formações acontecem desde o dia 19 deste mês e vão até 26 de março, sendo realizadas no Complexo de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios (CTEN) situado na Avenida Alfredo Bandeira de Melo, 220 – Saramandaia, Igarassu – PE, CEP: 53.610-000.
Para a aluna Alais Santos, que descobriu o curso de audiodescrição através de divulgação nas redes sociais, “O CTEN me abriu portas e complementou minha carreira na área do audiovisual ao integrar a acessibilidade. Desde então, tem sido uma experiência muito rica”, afirmou.
Silas Vasconcelas também é um jovem beneficiado pela formação gratuita. “Para mim é exercitar a empatia e aprender ao mesmo tempo. Estou aproveitando bastante as aulas teóricas, e as práticas presenciais deixam tudo mais fluido”.




