
Execução dos serviços será feita através de uma parceria entre as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Proteção e Defesa Civil com o objetivo de garantir acessibilidade segura à população de forma preventiva antes do período chuvoso
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, assinou, nesta segunda-feira (26/01), a ordem de serviço digital de um importante e grande programa de obras de recuperação e manutenção de encostas de morros e escadarias: o “Vida nova no alto”, cujo objetivo é mitigar riscos e garantir acessibilidade segura à população de forma preventiva com um investimento de R$ 7,2 milhões, fruto de emendar parlamentar.
“Oficialmente, o período chuvoso no Grande Recife ainda não começou. Mas a Prefeitura, através das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Proteção e Defesa Civil, está se antecipando e vai começar um programa eficiente de mitigação de riscos e garantia à população que mora em áreas de encostas uma acessibilidade segura, com canaletas limpas, escadarias recuperadas, corrimãos e guarda-corpos novos. Um investimento robusto e que é melhor, antes do inverno”, explicou o prefeito da cidade, Diego Cabral.
O contrato do programa “Vida nova no alto”, de acordo com as duas pastas envolvidas na elaboração, contemplará a disponibilização de máquinas e equipamentos, execução de trabalhos em terra, manutenção e recuperação de estruturas de contenção, revestimento de encostas, manutenção de acessos, manutenção e recuperação de escadarias, além de serviços de drenagem e instalação/manutenção de corrimãos e guarda-corpos. Ao todo, a execução do contrato irá gerar mais de 60 empregos diretos, priorizando a mão de obra local e contribuindo de forma significativa para o fortalecimento e a dinamização da economia do município.
“A execução dos trabalhos ocorrerá durante todo o período que antecede a chegada do inverno, ou seja, trata-se de um contrato de manutenção continuada, de caráter preventivo e corretivo, a ser executado nas áreas de risco de encostas do município de Camaragibe, tudo isso para garantir a eficiência dos trabalhos e a segurança da população. Em contrapartida, fazemos um apelo a todos os moradores dessas áreas que não coloquem lixo nem resíduos nas canaletas, que sejam também fiscalizadores dessas obras, só assim teremos mais eficiência nos resultados”, destacou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fernando Martins.
Titular da pasta de Proteção e Defesa Civil da Terra dos Camarás, o coronel Luciano Fonsêca destacou a importância do projeto elaborado em parceria entre duas das secretarias vitais para a segurança da infraestrutura da cidade. Segundo ele, programas que priorizam a intersetorialidade entre os órgãos que compõem o organograma da Prefeitura Municipal têm mais chances de promover resultados eficientes que mitiguem riscos e ofereçam mais segurança para as pessoas.
“Essa articulação de conhecimentos técnicos das equipes da Defesa Civil e da Infraestrutura, de recursos humanos e financeiros e de ações entre diferentes setores da Prefeitura para enfrentar problemas complexos de forma integral é uma demonstração do comprometimento da gestão em garantir segurança e qualidade de vida à população. Uma atividade preventiva elaborada em parceria consegue mitigar riscos e, junto com a população com vetor de fiscalização e educação, oferecer mais segurança a todos.
A solenidade da assinatura da ordem de serviço ocorreu durante mais uma edição do “Segundou com Trabalho”, na Rua Ana Nery, no bairro da Tabatinga, e também contou com a presença do deputado estadual João de Nadegi (PV), de secretários e servidores municipais, além de vereadores e lideranças comunitárias da localidade.




