
O Recife iniciou um projeto piloto de implantação de um equipamento pedagógico em creches da rede municipal, voltado ao estímulo à leitura, à autonomia e à convivência na primeiríssima infância, fase que contempla as crianças até os 3 anos de idade. Duas unidades já iniciam o ano letivo com o mobiliário. São elas a Creche Escola Alcides Restelli Tedesco, na Madalena, e a Creche Miguel Arraes, no bairro de Torrões. Nesta terça-feira (27), o prefeito do Recife, João Campos, esteve visitando a unidade dos Torrões.
A iniciativa da Urban95 já está integrada a ações em ambientes pedagógicos desenvolvidas em cinco unidades Compaz, em dois centros Criar – Centro de Referência da Primeira Infância – e agora em duas creches da cidade.
Para o prefeito do Recife, João Campos, o diferencial do projeto está na formação integrada. “É um mobiliário pensado dentro da lógica da Urban95, que propõe fazer a cidade para crianças de até 95 centímetros de altura. O diferencial não é apenas oferecer um espaço adequado para brincar, mas também promover a formação da criança junto aos pais, mães e profissionais, fortalecendo vínculos e o aprender a brincar”, afirmou.
A secretária executiva da Primeira Infância, Luciana Lima, destacou o impacto do projeto nas creches. “Essa metodologia traz mais autonomia para crianças de zero a três anos, muita ludicidade e incentivo à leitura. Além disso, cria um espaço de acolhimento para os responsáveis, fortalecendo a parentalidade positiva e a aproximação entre adulto e criança”, disse.
URBAN95
A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer, realizada no Brasil pelo CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular. O programa propõe incorporar a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano e nas políticas públicas, apoiando gestores e técnicos na criação de cidades mais inclusivas, seguras e adequadas ao desenvolvimento integral na primeira infância




