
Eleito em 2020 e reeleito em 2024, junto com Paulo Roberto (MDB), o professor Edmo (sem partido) vem desenvolvendo uma atuação muito forte à frente da gestão municipal, sendo o braço direito do prefeito em muitas tomadas de decisão e também liderando projetos e programas municipais ao lado do secretariado. Algo fora do comum em uma cidade em que prefeito e vice costumam romper.
Conhecido por sua inovação na gestão pública desde quando foi secretário em gestões municipais anteriores e, posteriormente, quando foi eleito vereador e presidente da Câmara de Vereadores logo em sua primeira legislatura, o vice-prefeito tem sempre buscado ações que possam modernizar os diversos setores do município, estando presente na cidade, nos distritos e na zona rural.
Em setembro do ano passado, recebeu a responsabilidade de comandar as decisões do município no exercício da função de prefeito, enquanto Paulo Roberto participava de ações em busca de investimentos na China e no Japão. Foi um período reconhecido pelo próprio Paulo como de continuidade, reforçando o alinhamento existente entre os dois.
“A firmeza com a qual ele assumiu esta prefeitura é digna de respeito e aplauso. Nós demos um exemplo de como se faz política. Não se faz política com o fígado, faz-se com respeito às pessoas e, especialmente, aos cidadãos que moram nesta cidade. E eu não poderia deixar de agradecer ao professor Edmo por tudo o que ele fez nesse período de interinidade, por sua honestidade e honradez, o que engrandece bastante a sua gestão”, disse o secretário de Assistência Social, Juventude e Cidadania, Aderval Barros, durante a transmissão de cargo, na volta de Paulo Roberto.
O professor destaca uma das missões que mais gosta de desempenhar no gabinete. “Receber sem hora marcada. Temos as portas do gabinete abertas todos os dias para os cidadãos, e nossa gente sabe disso. Atendemos dezenas de moradores que nos procuram e depositam em nós a esperança de fazer a melhor interlocução para conseguir os benefícios de que as famílias precisam”, ressalta o vice-prefeito.
Interlocução que também é feita com ONGs, empresas privadas e o Governo Federal. Um exemplo recente foi quando, junto com a deputada federal Iza Arruda, conseguiu a intervenção do ministro Silvio Costa Filho para a execução de uma emenda no valor de R$ 2 milhões, destinada ao recapeamento asfáltico de mais de 2.300 metros de ruas de Vitória de Santo Antão.
Essas iniciativas já geram reconhecimento em boa parte da população, que aposta em sua competência e experiência para a sucessão de Paulo Roberto à frente do Palácio José Joaquim da Silva. Um assunto ainda bastante antecipado, mas que, quando tratado em sua presença, recebe sempre a mesma resposta, dita de forma reservada.
“Estou pronto para gerir Vitória e ter o gigante desafio de suceder o melhor prefeito que Vitória já teve. Mas o foco agora é seguir ao lado de Paulo Roberto, trabalhando muito”, explicou o vice-prefeito, que completou:
“Antes de tudo, sou um homem de grupo. Nosso grupo político se fundiu com o grupo político de Paulo e, como tal, sou um soldado de Vitória de Santo Antão, para contribuir para que esse grupo se mantenha gerando o maior crescimento que esta cidade já presenciou”, deixou claro o vice-prefeito.




