A Defesa Civil do município de Moreno, vem realizando diversos encontros para discutir a revisão do Plano de Contingência para o inverno de 2023. Ontem (17) aconteceu a última reunião e contou com a participação de diversas secretarias. A iniciativa segue as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, tendo em vista a previsão de possibilidade de chuvas volumosas entre os meses de maio a agosto. O principal tema foram as áreas de risco, seu monitoramento e ações para reduzir os impactos.
Nos próximos dias, serão realizadas novas reuniões. Inclusive com a participação da Defesa Civil do estado A proposta é unificar os esforços para mitigar os danos e prejuízos a população. Um desses esforços são os trabalhos de limpeza e alargamento dos riachos e córregos da cidade. Facilitando o escoamento da água e reduzindo a possibilidade de alagamentos nessas localidades.
O município vem trabalhando em outras frentes, como a construção de muro de arrimo e de contenção. Alguns pontos já receberam o equipamento, enquanto outros, preventivamente, estão recebendo a cobertura de lonas.
“Moreno é um município em que boa de sua população mora em área acidentadas ou próximas ao rio. Estamos trabalhando em um grande plano de ação, integradamente, onde todos os envolvidos possam contribuir para uma resposta eficiente, para aqueles que precisam do nosso apoio. Além disso, o processo de conscientização da população é primordial para reduzirmos os danos causados ao município por eventos relacionados ao período chuvoso”, disse Marcondes Barros, gerente da Defesa Civil do município.