A implantação do Piso Salarial do Magistério em Pernambuco foi defendida durante a Reunião Plenária desta terça (9). A categoria profissional pede que o reajuste de 14,95%, estabelecido em portaria federal, seja repassado para toda a carreira da educação pública estadual, reivindicação ainda não atendida pelo Poder Executivo. Parlamentares manifestaram-se em prol da educação e pediram que o impasse seja resolvido.
João Paulo (PT) demonstrou apoio aos trabalhadores e lembrou que outros estados já fizeram a atualização. Ele acrescentou que existe disponibilidade financeira e orçamentária para a concessão do reajuste.
“O Governo de Pernambuco dispõe de verbas para pagar, pois o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) vai ter um aumento de 13% em 2023 e ainda há recursos dos precatórios destinados à educação desde o ano passado, que somam cerca de R$ 1,1 bilhão”, informou.
PARALISAÇÕES
Já a deputada Débora Almeida (PSDB) demonstrou preocupação com as paralisações realizadas pelos profissionais. Ela pediu o avanço das negociações para que os estudantes não fiquem prejudicados.
“É necessário sim implantar o piso, mas é importante que os nossos alunos não fiquem sem aula. Foram dois dias de paralisação na semana passada e outros dois agora”, pontuou.
Durante o pronunciamento, a parlamentar também relatou uma série de visitas e reuniões realizadas no Agreste, na última semana. Segundo ela, os eventos demonstraram “o potencial da região para o crescimento econômico por meio da pecuária, agricultura, turismo e indústria têxtil.”
CONHECIMENTO
Renato Antunes (PL) comemorou os 171 anos da Biblioteca Pública do Estado e destacou a importância do equipamento para a educação e a cultura de Pernambuco.
O parlamentar relatou visita ao espaço, situado no Recife, e cobrou mais atenção ao órgão por parte do Governo Estadual e da Alepe. De acordo com ele, os servidores da Biblioteca são motivados, mas “se sentem órfãos”.
“Nós precisamos cuidar para que este espaço seja modernizado e ampliado, aumentando também o quadro de funcionários, principalmente bibliotecários e terceirizados. É necessário, ainda, melhorar a segurança, dar visibilidade aos serviços ofertados e retomar projetos inacabados”, afirmou.
Já a recuperação da Praça do Sebo Liêdo Maranhão, no Centro do Recife, pautou o discurso de Jarbas Filho (PSB). O deputado lembrou que o equipamento passou por melhorias em 2021, mas que ainda carece de atenção da Prefeitura.
Para ele, o espaço literário precisa de melhor estrutura, placas de sinalização e divulgação: “Tenho certeza da sensibilidade do prefeito João Campos com o assunto, além da vontade contínua dele de incentivar a cultura e a educação na nossa cidade”, afirmou. Aniversário.
COMEMORAÇÃO
Os 172 anos de emancipação política do município de Serra Talhada (Sertão do Pajeú), celebrados no dia 6 de maio, ganharam destaque no discurso do deputado Luciano Duque (Solidariedade).
O parlamentar falou do orgulho de ter sido prefeito da “Terra do Xaxado” e de, hoje, poder representar a localidade no Legislativo pernambucano.
“Um local vocacionado para o desenvolvimento e que conta com um povo que não se cansa de empreender”, elogiou, anunciando que apresentará um Voto de Aplausos para o município.
Ainda na reunião, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio em homenagem à cantora Rita Lee e ao ex-deputado federal David Miranda (PDT-RJ), que faleceram nesta terça. A solicitação partiu da deputada Dani Portela (PSOL).
Fonte: Adriano Roberto