Raquel Lyra, do PSDB, é uma das duas únicas mulheres que lideram poderes executivos nos estados e está entre os 10 melhores governadores do país, segundo levantamento atual do Paraná Pesquisas. Mas a tucana tem enfrentado alguns problemas internos: Pernambuco decretou situação de emergência em função da superlotação de UTIs neonatais e pediátricas; os professores estaduais pedem melhores salários e condições de trabalho; e a governadora foi vaiada em um evento ao lado do presidente Lula. Como está a relação do PSDB com o PT? Como a governadora de Pernambuco está gerenciando os problemas do estado? Esses e outros assuntos estarão em debate no Roda Viva da TV Cultura, que vai ao ar ao vivo, nesta segunda-feira (26).
O programa conta com uma bancada de entrevistadores formada por Guilherme Caetano, repórter do jornal O Globo; Laurindo Ferreira, diretor de redação do Jornal do Commercio; Priscila Camazano, repórter da Folha de S.Paulo; Roseann Kennedy, colunista do Estadão; e Thais Bilenky, repórter na Revista Piauí e apresentadora do podcast Foro de Teresina.
As ilustrações serão de Custódio Rosa. O cartunista, chargista e escritor publicou charges em mais de 50 jornais do Brasil pela Agência Estado, fez animações para canais de TV, peças de teatro e participou de diversos álbuns de quadrinhos. Foi premiado nos salões de humor de Volta Redonda, Amazonas e Brasília, e recebeu o Prêmio de Excelência no National Press Club do Canadá (2005). Venceu o Prêmio de Tiras do Jornal do Estado de São Paulo em 2008.
Da redação do Radar Metropolitano com informações do Blog Cenário.
Foto: Maurício Tonatto