O Hospital Dom Hélder Câmara (HDH), localizado no Cabo de Santo Agostinho, encerrou nesta terça-feira (11/07), a participação no projeto REAB-Reabilitação da Síndrome Pós-Cuidados Intensivos, iniciado no mês de abril deste ano. A unidade foi o único hospital de Pernambuco selecionado para participar do projeto, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), realizado em parceria com o Ministério da Saúde e conduzindo pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). A atividade ocorreu no auditório do HDH e contou com presença das equipes e diretores do hospital, além de integrantes da Secretaria de Saúde do Cabo.
De acordo com a enfermeira que compõe a equipe do REAB, Fernanda Leite, o projeto promoveu a implementação de um modelo de acompanhamento assistencial do paciente, desde a admissão na unidade de terapia intensiva até a alta para atenção domiciliar.
Durante o Projeto, foi trabalhado com as equipes do HDH, representantes da Secretaria de Saúde do Cabo e do Serviço de Atendimento Domiciliar Cabo (SAD); a reabilitação funcional; o fortalecimento do sistema único de saúde e articulação das redes, além dos fluxos e processos internos, redução das complicações clínicas e tempo de médio de permanência hospitalar, através da reabilitação precoce, alta segura do paciente e das equipes multiprofissionais.
“De forma competente e exitosa o HDH concluiu a sua participação em mais este Projeto, o qual visou contribuir para o aperfeiçoamento dos processos relacionados à alta segura”, destacou a diretora geral do Hospital, Roberta Monteiro.
Para analista de ensino do REAB, Ana Carolina Torres o projeto foi muito gratificante. “Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos pelo engajamento, colaboração, participação e fortalecimento do SUS. Esperamos que os bons resultados alcançados em conjunto com o Projeto tenham continuidade para o Cabo e toda população”, ressaltou ela.