As principais vias de tráfego do Recife podem ganhar faixas exclusivas de motocicletas e motonetas. A implementação das motofaixas é proposta pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) no projeto de lei nº 123/2023, que se encontra em tramitação na Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, a medida prevenirá a ocorrência de acidentes no trânsito.
Caso seja aprovada pelo plenário da Câmara e sancionada pelo prefeito do Recife, a nova lei vai estabelecer alguns dos requisitos para a criação das motofaixas.
Conforme disposto no projeto, elas deverão possuir sinalização vertical, estar localizadas no meio da via pública, entre as duas faixas em que circulam os demais veículos e medir 2 metros e 50 centímetros de largura. A sua implementação deverá ser gradativa e obedecer a estudos de viabilidade técnica.
“Propomos uma medida efetiva e disseminada em toda a cidade para garantir que os corredores exclusivos de motos se tornem uma realidade nas ruas e avenidas, permanecendo as outras faixas disponíveis para o tráfego dos carros”, afirma Almir Fernando no texto de justificativa do projeto de lei nº 123/2023.
“Essa ação evitará que os motociclistas permaneçam entre os demais veículos, bem como reduzirá quase a zero os riscos de acidentes durante o tráfego nas principais vias do Recife”.
Apresentado no dia 31 de maio deste ano, a proposta aguarda prazo de emendas. Após a análise das comissões permanentes da Câmara, segue para a apreciação do plenário.