É muito importante que uma cidade saiba escolher um gestor que tenha visão futura, e que cuide da cidade coletivamente depois que assume uma prefeitura.
Um gestor de verdade precisa entender os desafios que sua cidade tem e terá, afinal, o crescimento populacional é uma realidade que não foge a nenhum município e por isso um gestor tem que ser alguém com seriedade com seu povo, mas não só o gestor, os seus escolhidos também, como dizem: “a tropa é um reflexo do seu comandante”.
Dito isto, vejamos, por exemplo, a cidade do Cabo de Santo Agostinho, de um gestor que esteve prefeito por lá e revolucionou a cidade, juntamente com os seus escolhidos, com uma visão bem à frente do tempo. Agora aqui nesse texto é importante separar o técnico das paixões políticas de lá do Cabo, aqui só será falado o que é fato, o que existe.
Veja que interessante, essa semana, o Supremo Tribunal Federal definiu, ser legal o porte de arma para a Guarda Municipal, carinhosamente chamada nas cidades pela sigla GM, assegurando o “nível” de Polícia a Guarda Municipal, porém já há alguns anos, quando estava prefeito da cidade do Cabo de Santo Agostinho, o hoje Deputado Estadual Lula Cabral, implantou com muito esforço e dedicação uma Nova Guarda Municipal, e esta Guarda já nascia ali com a visão de ser armada. Em 2005, quando iniciou sua gestão, a guarda da cidade do Cabo praticamente “nem existia” em termo de estrutura, foi a gestão do Lula Cabral que deu um norte jamais visto ou pensado por um gestor antes, assim, com essa Nova Guarda, a cidade do Cabo de Santo Agostinho se tornou o primeiro Município de Pernambuco a garantir o Porte de Armas para os Guardas Municipais, foi a primeira cidade a conseguir junto a Polícia Federal o porte para a Guarda, depois veio Petrolina/PE.
Então veja, há dezoito anos praticamente, um gestor, o Lula Cabral, visualizava a importância de uma guarda armada, claro, bem treinada, para auxiliar e reforçar a questão da segurança pública, o que tornou a cidade um lugar seguro de se viver. Ou seja, o Supremo Tribunal Federal entendeu, vamos assim dizer, que a todo esse tempo o ex-prefeito do Cabo, Lula Cabral, tinha razão em armar a guarda municipal.
Entre outras obras que o visionário Lula Cabral se dedicou e conseguiu tirar do papel, como Hospital Infantil, Maternidade Municipal, articulou e conseguiu uma UPA para cidade, Hospital Regional, asfaltar em 100% um bairro como o da Cohab, que era considerado um sonho para o povo e o Lula Cabral realizou esse sonho, tá lá o asfalto, como também o revolucionário Colégio Modelo, que são vários hoje, demostrando que esse gestor tinha e certamente ainda tem, uma visão bem à frente do seu tempo.
Atualmente na cidade do Cabo, governada por “vários prefeitos”, esse fato já explicado aqui no Radar Metropolitano, tem hoje um “abismo” de diferença, hoje falta até fralda geriátrica na cidade que gira em torno de quinta economia de Pernambuco, faltam remédios, limpeza urbana, uma melhor estrutura nas escolas, enquanto isso, o prefeito atual, o Keko do Armazém e seu Deputado Estadual Jeferson de Keko, estão preocupados com a quantidade de seguidores de suas redes sociais e fazem desafios até de futebol entre eles dois, para tentar uma popularidade “forçada” e diminuir a rejeição do povo de lá que já chega a quase 70%. Que mudança não é?
Por isso, é muito importante escolher um gestor de cidade sério, que tenha compromisso com o povo, com a cidade e não com as redes sociais.
Por: Carllos Nascimento
Jaboatão – Vai abrir novamente?
Em Jaboatão rumores dão conta de que o ex-prefeito Elias Gomes estaria fechando acordo para ser vice na chapa de Marília Arraes, Elias que era do Cabo depois foi para Jaboatão e voltou para o Cabo após ter sua candidatura resumida a fiasco, agora, quer retornar para Jaboatão.
Ipojuca – Oposição unida
Em Ipojuca a oposição está coesa, a atual gestora, Célia Sales, não terá dias fáceis para fazer a sua sucessora, faz um segundo mandato de muitas dificuldades, a cidade parece que entrou no modo “Mandrake” tudo parado, nada funciona. Em quanto isso, reuniões e planejamentos estão sendo realizados pela oposição, puxadas pelo presidente da Câmara Deoclécio Lira, o deputado Cleyton Collins, a deputada Simone Santana e seu esposo Carlos Santana, além de outras lideranças da cidade. Além do MPPE está fazendo marcação serrada a gestão.
Cabo – PSB não vai
O atual prefeito do Cabo, Clayton Marques, popular Keko do Armazém, andou sondando o PSB para atrair a sua base, segundo informações as indas e vindas em busca do partido foram várias. Mas o PSB é um partido cascudo, de lideranças experientes, de políticos que veem mais a frente, e de posse da péssima avaliação do Keko a frente do Cabo, segundo as últimas pesquisas, disse um NÃO em letras garrafais.