A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), controladora estatal do Metrô do Recife (Metrorec) anunciou que passará a aceitar pagamentos via Pix para a compra de suas passagens em todas as estações.
O projeto piloto, que teve seu início na estação Werneck e foi ampliado para as demais estações do sistema, têm como objetivo, de acordo com nota técnica da CBTU, oferecer mais uma opção de pagamento para os usuários do sistema, que, diariamente, transporta cerca de 200 mil usuários no Grande Recife. A iniciativa representa, ainda segundo a empresa do governo federal, um avanço tecnológico que busca facilitar a vida dos usuários e tornar os serviços públicos mais práticos.
Para utilizar o PIX como forma de pagamento, basta que o usuário tenha cadastrado a chave Pix em sua conta bancária ou instituição financeira e faça, através de seus aparelhos celulares, a leitura do QR Code disponível nas maquininhas das estações. O pagamento é feito de forma instantânea.
Ao todo, 11 estações do sistema encontram-se em plena operação de Pix. São elas: Recife, Joana Bezerra, Afogados, Werneck, Rodoviária, Jaboatão, Camaragibe, Aeroporto, Antônio Falcão, Prazeres e Cajueiro Seco. Com as novas implantações nos próximos 30 dias, o serviço estará disponível em todas as 36 estações do sistema de trens da capital.
“Estaremos contribuindo ainda para a redução do uso de dinheiro em espécie nas estações e buscando reduzir custeio, sobretudo para que nossa empresa possa alocar orçamento em necessidades de operação e manutenção”, disse o gerente regional financeiro da CBTU, Rafael Toscano.