Na cidade do Ipojuca a política está agitada e bem movimentada, mas o que chamou atenção nesta semana foi o desembarque repentino de Célia Sales no Progressistas (PP), de Eduardo da Fonte, partido que a pouco tempo estava no alinhamento com a oposição, por via do Deputado Estadual Cleiton Collins, na ausência do parlamentar parece que a prefeita do Ipojuca ofertou-se para compor o partido de da Fonte.
Célia, encontrava-se jogada para escanteio no União Brasil(UB), segundo informações colhidas por nossa equipe, Sales teria descumprido um acordo político com a legenda nas eleições de 2022 e já vinha tramando a saída da sigla partidária, causando insatisfação em correligionários do partido. Observando que a situação já não era confortável, que o clima estava ficando insustentável, o Deputado Romero Sales, filho da prefeita do Ipojuca, teria tentado se desfiliar do (UB) por conta do acordo não cumprido pelo grupo “Sales” com o presidente nacional do União, Luciano Bivar, mas a carta de anuência teria sido negada. Com esse desconforto criado, informações dão conta de que o Deputado Romero Sales, está prestes a perder o comando do diretório municipal do União Brasil.
Outro fator considerável é o fato do partido de Bivar, que deu abrigo a Romero Sales, não ter obtido espaço de governabilidade na gestão, mesmo abrigando a prefeita Célia e seu filho, este fato segundo informações estaria no acordo conduzido na eleição passada, mas que não foi efetuado.
No “frigir dos ovos” como dizem os mais experientes, o grande prejudicado foi o ex-prefeito Carlos Santana, estava tudo acertado para sua filiação e chegada ao “Progressistas”, agora terá que voltar a estaca zero, e buscar uma nova sigla.
Parece que a chegada do Presidente da Câmara de Vereadores de Ipojuca, Deoclécio Lira, ao Partido do Presidente Lula (PT), mexeu com os ânimos do grupo da Prefeita Célia Sales, que já vinha tentando uma aproximação com partidos da base do Governo Federal, recebendo vários “nãos” na corrida por siglas e aportando em um partido de centro-direita. Deoclécio vem desenvolvendo um trabalho árduo, mas que tem sido exitoso em unir a oposição ipojucana.