Entre os dias 1 e 8 de outubro, é celebrado no Recife a Semana Pela Vida, instituída no Calendário Oficial de Eventos da cidade, através da lei 18.923/2022, de autoria do Vereador Felipe Alecrim. O objetivo é conscientizar a sociedade da importância de defender o direito inalienável à vida, garantido no Art. 5º da Constituição Federal, além de promover ações que evidenciem pessoas e instituições que trabalham em favor da vida e da dignidade humana.
Nesta semana, acontecerão várias ações com o propósito de debater com a população sobre os mecanismos de defesa do nascituro e as políticas públicas existentes que favoreçam a preservação da vida humana. Na quinta-feira, dia 5, às 15h, será realizada uma Audiência pública, no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, proposta pelo vereador, para debater sobre os desafios da luta em defesa da vida na nossa cidade e no país.
Além disso, no dia 6, sexta-feira, às 17h, será realizada uma reunião em caráter Solene, para homenagear mais de 40 pessoas e instituições que trabalham em defesa da vida desde a sua concepção até seu fim natural.
No Brasil, há um ativismo pró-aborto que vem crescendo nos últimos anos. Tramita no Supremo Tribunal Federal, a ADPF 442, que pede a legalização do aborto até a 12ª semana de gestação, o que foi lamentado por Alecrim, em discurso na Câmara dos Vereadores. “Todos os eventos culminam no dia 8, data dedicada ao nascituro, com um movimento que atrairá muitas pessoas na beira-mar da praia de Boa Viagem, organizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife. E não poderia deixar de fazer um registro repudiando a ADPF 442, pautada no Supremo Tribunal Federal, que busca a legalização do aborto até 12 semanas. A CNBB já se posicionou e toda a igreja católica já se ergueu, não só em oração, mas em atos para prevalecer a maioria da vontade dos brasileiros que são cristãos. Mais de 70% da população brasileira disse ser contra o aborto”.
No Recife, há um Projeto de Lei, de autoria do vereador Felipe Alecrim, tramitando na Casa de José Mariano, chamado Entrega Legal que dispõe sobre a possibilidade de entrega de nascituro ou recém-nascido à Justiça da Infância e da Juventude. “Peço a atenção de todos os vereadores aqui presentes para que nós possamos dar celeridade ao projeto, quanto antes, para que mães e famílias não joguem bebês nos rios e em latas de lixo. Esse projeto, o Entrega Legal, tem por propósito ampliar a divulgação de que a entrega do bebê para adoção não constitui crime”, enfatiza, o vereador.
Serviço: Audiência Pública sobre políticas públicas em defesa da vida e Reunião Solene em homenagem ao movimento provida.
Datas:
Audiência Pública, dia 5 de outubro, às 15h.
Reunião Solene, dia 6 de outubro, às 17h
Local: Câmara Municipal do Recife
Contato: 81 98305-6810 (Paulo Brito) / 81 99152-2068 (Tatiane Accioly)