A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início à implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), nesta quarta-feira (11), que tem por objetivo promover transparência, eficiência, agilidade e celeridade dos processos administrativos, além dos benefícios referentes à questão da sustentabilidade ambiental.
Durante o ato de lançamento, o prefeito Mano Medeiros disse que, a partir do dia 10 de novembro, quando o SEI começará a funcionar na prática, o uso de papel e a impressão de documentos serão reduzidos significativamente, trazendo mais economia no custeio para a gestão municipal.
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância do engajamento de todos os servidores municipais e colaboradores nessa implantação. “Hoje é um dia especial para a gestão municipal, com o lançamento do SEI.
Este ano criamos à Secretaria Executiva Governo Digital justamente para agilizar a implantação do SEI. A partir de novembro, os processos administrativos vão tramitar de forma eletrônica, com conclusão mais rápida dos processos. No final, os contribuintes e munícipes sairão ganhando, pois teremos um atendimento mais célere e eficiente”, falou o prefeito.
A utilização do SEI proporciona uma série de outros benefícios, tais como substituição de processos em papel por envio 100% digital de documentos e arquivos, segurança e confiabilidade nos dados transmitidos, permitindo consultas mais ágeis e eficazes, controle de prazos e conclusão de processos, entre outras vantagens.
Outra vantagem é o acesso rápido ao sistema, onde o gestor público poderá acompanhar os processos eletrônicos, assinar remotamente contratos e outros documentos, com total segurança.
Mais um ganho que o sistema proporciona é que a tramitação dos documentos ocorrerá em vários setores da prefeitura ao mesmo tempo, trazendo uma novo conceito de processo eletrônico para a gestão municipal. Com isso, os diversos setores poderão tomar providências de forma simultânea, trazendo maior agilidade para os trâmites processuais.
Durante este mês, os servidores da prefeitura passarão por uma capacitação quanto ao funcionamento da ferramenta, com apoio de 150 funcionários que foram treinados para serem multiplicadores do sistema.
A gestão municipal já vem desenvolvendo 60 processos eletrônicos, dos mais de 30 que já foram concluídos, entre eles o agendamento online do CadÚnico para os residentes do Jaboatão, que já está em pleno funcionamento, e o Programa de Monitoramento a Vítimas de Violência (PMAVV), que poderá ser disponibilizado para outros municípios, por meio de um convênio firmado com o Ministério Público de Pernambuco.