O feriado municipal do Primeiro Grito da República será celebrado em Olinda nesta sexta-feira (10). Portanto, o cidadão olindense precisa se programar para saber o que abre e fecha na cidade neste dia 10 de novembro. Os serviços essenciais serão mantidos para toda a população.
Não haverá expediente nos órgãos da Prefeitura de Olinda, incluindo as aulas na Rede Municipal de Ensino. Por outro lado, os atendimentos de saúde acontecem normalmente no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos; nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15 e de Rio Doce; e no Hospital Tricentenário, em Bairro Novo. Todos funcionarão com plantão 24h.
Já os mercados públicos da cidade abrem normalmente, das 6h às 17h, e a coleta de lixo também será mantida em todos os bairros. A Diretoria de Iluminação também reforça que manterá, em esquema diferenciado, uma equipe de plantão para agir em casos de eventualidades.
História
A data 10 de novembro de 1710 é marcada pelo dia em que Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito de República do Brasil, no Senado da Câmara de Olinda, próximo de onde hoje funciona o Mercado da Ribeira, no bairro do Carmo. O local ainda tem ruínas que ajudam a contar esse legado.