A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu nesta quarta-feira (7) o Seminário Agosto Lilás, com foco no enfrentamento à violência contra a mulher e marcando os 18 anos da Lei Maria da Penha. Com o tema “Existem mulheres fortes que ainda não descobriram sua força”, o evento ocorreu na Afya Faculdade de Ciências Médicas, em Prazeres.
Organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Mulher, por meio da rede de Enfrentamento Municipal à Violência contra a Mulher, a programação trouxe debates como as formas de violência doméstica e familiar, direito da saúde e o combate à violência contra a mulher, transfeminismo e a luta pela vida de mulheres LGBTQIA+.
A secretária municipal da pasta, Maria Gentila Guedes, abriu o evento destacando a importância do tema. “O Agosto Lilás é uma ação importante, pois tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre seus direitos e os mecanismos que elas dispõem para enfrentar a violência, a exemplo da Lei Maria da Penha”, enfatizou a gestora. Em seguida, a delegada titular da 2° Delegacia Especializada da Mulher, em Prazeres, Ana Carolina Guerra, destacou a importância da mulher fazer a denúncia em caso de violência. Depois, a defensora pública, Luana Dallarosa, explanou sobre a atuação da Vara de Violência da Mulher no município.
Nos últimos tempos, ocorreram avanços significativos em relação aos direitos das mulheres. Entretanto, ainda existem desafios a serem enfrentados para garantir a plena igualdade de oportunidades e condições para o público feminino. Com relação ao enfrentamento à violência contra a mulher, a Prefeitura do Jaboatão disponibiliza a plataforma Mulher Protegida, para denúncias, por meio do site: www.jaboatao.pe.gov.br/mulherprotegida. Outro serviço voltado ao acolhimento e atendimento humanizado é o Centro de Referência da Mulher Maristela Just, localizado em Piedade.
Nesta quinta-feira (8), último dia do seminário, serão debatidos assuntos como: direito ao trabalho, inclusão, equidade e informação para todas. A programação do Agosto Lilás segue até o final do mês, com rodas de conversas, oficinas e palestras em equipamentos municipais e instituições parceiras.