A população de Pesqueira no Agreste Central, passou a ter mais água nas torneiras sendo beneficiada com a diminuição do rodízio, com a inauguração da Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração (ETA). Operada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a nova ETA entregue pela governadora Raquel Lyra, e a sua vice, Priscila Krause, está instalada nas dependências da Estação Rosas, localizada no bairro Vila Anápolis, em Pesqueira. O equipamento receberá água do rio São Francisco por meio da Adutora do Agreste.
Cerca de 40% da população de Pesqueira deverá sair do rodízio nos próximos dias, quando antes passavam 15 dias sem água na torneira. Quem continua no rodízio terá cinco dias seguidos com água. “Precisamos colocar água como prioridade porque, infelizmente, Pernambuco ainda tem dois milhões de pessoas sem acesso a ela. Isso não é mais aceitável em pleno século XXI. Uma entrega como essa é fundamental para que possamos garantir o direito à cidadania para o nosso povo, e também a oportunidade de utilizar a água para novos negócios, gerando emprego e renda.
Estou emocionado em ver um braço do São Francisco ajudando a matar a sede do nosso povo do Agreste”, destacou Raquel Lyra.
A Companhia também promoverá, a partir de janeiro, a redução do rodízio em Alagoinha, um benefício para oito mil pessoas. O calendário atual, de dois dias com água e 28 dias sem, passará a ter uma melhoria significativa na distribuição da cidade, de acordo com as expectativas dos técnicos da Compesa. Foram investidos R$ 8,5 milhões no equipamento, que está em fase de testes, e as mudanças nos calendários de abastecimento serão implementadas a partir do mês de janeiro.
Esse sistema de tratamento de água é um dos mais modernos do mercado e tem capacidade para tratar 50 litros de água por segundo. Esta é a segunda unidade deste modelo administrada pela Compesa. A primeira está instalada em Pedra, também no Agreste. “Pernambuco vive um esquema de rodízio que é o pior do Brasil. Cada entrega que fazemos em um município, representa mais famílias com cidadania e o direito a ter água em suas torneiras”, acrescentou o presidente da Compesa, Alex Campos.
O equipamento consiste em uma solução que dispensa o uso de produtos químicos utilizados no tratamento da água, com aplicação de cloro apenas para garantir a desinfecção da água. Trata-se de um sistema compacto, que funciona em um contêiner móvel e com automação. A unidade móvel de tratamento de água de ultrafiltração inclui uma instalação de pré-filtro para reduzir quaisquer partículas sólidas potencialmente danosas às membranas. Isso, tecnicamente, promove uma redução significativa de quedas de pressão e das demandas de limpeza do sistema.
A Compesa vai operar a nova ETA simultaneamente com a Estação de Tratamento de Água Rosas, que já atende Pesqueira. Ela tem capacidade de tratar 40 litros por segundo e, juntas, vão produzir 90 litros de água por segundo, dobrando o volume de água tratado. Com esse incremento, a Companhia vai conseguir beneficiar com a redução do rodízio 25 mil pessoas dos bairros Vila Anápolis, Eucalipto, Central, Vira-Copos, Portal, Redenção, Presídio, JK, Matadouro e Zé Rocha.
“São essas ações que demonstram o compromisso do Governo do Estado com toda a população e, principalmente, a mudança que Pernambuco está passando para melhor. Estou muito feliz com essas grandes conquistas que chegaram para o nosso município”, comemorou o prefeito de Pesqueira, Bal de Mimoso.
“Parabenizo toda a equipe do Governo pela sensibilidade em levar ações para os quatro cantos do Estado. Depois de anos de sofrimento, o nosso povo terá uma melhor qualidade de vida”, concluiu o prefeito de Alagoinha, Uilas Leal.
MAIS OBRAS — Ainda em Pesqueira, a governadora vistoriou as obras de implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) na comunidade rural de Campo de Aviação. Com investimentos de aproximadamente R$ 575 mil, cerca de 228 pessoas serão beneficiadas.
Neste sistema, a captação da água será feita a partir da Adutora do Agreste. Após captada, a água será encaminhada através de uma adutora de água Bruta com extensão de 38,28m, até chegar à estação de tratamento de água que possui um reservatório apoiado de 10m³ e um reservatório elevado com volume de 14m³. A operação é finalizada a partir de uma rede de distribuição da água, com extensão de 1.418,32m de tubo e vai atender 57 residências. Nesta fase da obra, a adutora de água bruta e a rede de distribuição já estão 100% implantadas, restando a construção da estação de tratamento de água, que está em execução.